Equitação

Dicas para cavaleiros mirins

  • FLÁVIA ZAGO
  • 18/03/2021
  • 10h01

As Provas Mirins são destinadas aos jovens cavaleiros e amazonas que desde novinhos já curtem montar e aproveitar a raça Mangalarga Marchador na mais pura essência. Este tipo de competição, geralmente está inserida na programação social de algumas Exposições Especializadas, Copas de Marcha pelo Brasil e até na Nacional do Mangalarga Marchador.


Engana-se quem pensa que o desafio é pouco para os apresentadores. Nos julgamentos da meninada, os árbitros também estão com olhar atento na pista e avaliam com critério os conjuntos apresentados. 


Para quem deseja começar a arte da equitação e a competir nas provas mirins, o treinamento e a busca por conhecimento são pontos fundamentais para aprimoramento das técnicas exigidas  por meio de cursos ministrados por profissionais qualificados. De acordo com o instrutor de equitação da  ABCCMM, Cristiano Rangel, essas informações servirão para facilitar o controle do cavalo, a execução dos comandos e a performance da equitação.


Segundo ele, a atividade tem sido uma grande ferramenta no auxilio ao desenvolvimento humano. "Por ser um esporte, ela tem  essa capacidade de aprimorar a parte física e coordenação motora do cavaleiro\amazona. Mas muito mais que isso, a equitação tem sido uma ferramenta que trabalha o emocional. As crianças começam a ter acesso a disciplina, a autoestima, a concentração e ao respeito. Os profissionais por exemplo, começam a desenvolver  liderança. Uma interação especial entre cavalo\cavaleiro", explicou. 


Para o instrutor, quem começa a atividade com a raça está em boas mãos, "Não tenho dúvidas que o Marchador é um dos melhores cavalos de sela do mundo. Não só pela aptidão ao serviço, pela habilidade que o cavalo tem na função, mas principalmente pelo temperamento e índole. O Mangalarga Marchador é utilizado nas escolinhas de equitação, em clínicas de equoterapia justamente por essas características. Então, quem está começando a dica importante, é exatamente essa: que se inicie com o Mangalarga Marchador e treinamento constante", recomendou. 


Para saber mais dicas a respeito de equitação, ouça a próxima edição do Podcast oficial da raça A Voz do Marchador.