Artigo

A Evolução da Doma dos MM observada na Prova Funcional

  • FLÁVIA ZAGO
  • 07/04/2020
  • 07h41


O diretor executivo da Escola Nacional de Árbitros (ENA) e presidente do Conselho Deliberativo Técnico, Carlos Augusto Sacchi nota evolução dos animais nas Provas Funcionais. O assunto foi comentado na Live, de sexta-feira, 3 de abril de 2020. Devido a repercussão e sucesso, ele abordou o tema em artigo abaixo, confira:  


A avaliação nessa Prova consiste em oito figuras cujo objetivo é simular situações que frequentemente são encontradas nos trabalhos a campo. São elas: Porteira, Balizas, Galope, Salto, Tambores, Alto e Estação, Ladear e Recuo e Passo Livre.

Após me afastar dos julgamentos por três anos, tive a oportunidade de julgar novamente a Prova na exposição do Criador de Varginha-M.G. em março de 2020.

Foi uma grata surpresa observar o quanto a tropa melhorou na execução das figuras nesse período! Para se ter uma ideia, o Alto/Estação e o Ladear /Recuo, que sempre foram “vilões” dada a dificuldade técnica que os caracterizam, foram muito bem realizados neste evento. Isso nos deixa muito satisfeitos pois é a constatação de que estamos no caminho certo no sentido de não termos permitido no passado que nossos animais se tornassem “bibelôs”.

Um pouco da história da Prova e como foi sua evolução:

Na década de oitenta, até meados da década de noventa, a Prova dita de “Ação” era um círculo com cerca de 10 m de raio, realizado no sentido anti-horário. O animal iniciava dando uma volta a passo, entrava na marcha também por uma volta, outra volta ao galope, retornava à marcha, depois ao passo. Isso era tudo.

Hoje temos uma Prova muito técnica tornando nossos animais melhores adestrados em relação ao passado, além de terem a possibilidade de serem avaliados de forma bem mais completa. É importante dar um crédito ao criador Antônio Glênio Farias de Albuquerque, que muito lutou pela inclusão da Prova Funcional ao julgamento.

 Esta é uma avaliação ligada à morfologia, o que nos leva com mais segurança em direção à morfofunção.

A minha recente experiência em Varginha me deixou muito otimista em relação às possibilidades e aptidões do nosso MM bem como da qualidade dos nossos profissionais, sejam dos instrutores da ABCCMM como também dos apresentadores que a cada dia têm se profissionalizado e conseguido agregar mais atributos ao Mangalarga Marchador.


Carlos A. Sacchi - 06/04/2020