Museu Mangalarga Marchador

Três anos de vida

  • Zenith
  • 17/11/2015
  • 17h58

O Museu Mangalarga Marchador comemora hoje, três anos de vida, com o saldo positivo de ter recebido desde 17 de novembro de 2012, data de sua fundação, a visita de 13.600 pessoas.

O local tem movimentado a cidade de Cruzília, berço da raça Mangalarga Marchador, e tem atraído a atenção de turistas do Circuito do Sul de Minas em busca de lazer e cultura. O espaço, único do gênero no país, oferece ao público visitante acervo com objetos de época, fotos, vídeos e textos, que mostram como foi o desenvolvimento do Marchador nestes mais de 200 anos de história.

No livro de presenças do Museu são encontradas assinaturas de turistas de todo o Brasil e de alguns países do mundo. Estudantes e adeptos das cavalgadas também estão entre os visitantes, como os integrantes de uma cavalgada vinda de Vassouras (RJ) exclusivamente para conhecer o Museu, e outra originada de Brusque (SC).

Entre os registros, assinaturas de criadoras de linhagens tradicionais, como Dona Nízia Aguiar Andrade, da Fazenda Campo Alegre, sufixo Favacho, e Dona Alice Aguiar Junqueira, da Traituba, além de integrantes das famílias Junqueira/ Reis e Meirelles. Já passou por lá o cantor e compositor sertanejo Eduardo Costa,  que ficou encantando com o local.

O Museu Mangalarga Marchador está localizado na Praça da Matriz, no centro da cidade de Cruzília (MG), e instalado na casa que pertenceu à Fazenda Bela Cruz, uma das propriedades pilares da raça. Ele funciona às terças, quartas e quintas no esquema de visita agendada. Às sextas, sábados, domingos e feriados, de 11h às 17h, com entrada gratuita.