Para o criador

Dicas para lida com os animais

  • PAULA MAGALHÃES
  • 09/02/2022
  • 13h01

 

A criação de cavalos é, sem dúvidas, um dos ofícios mais apaixonantes. Mas, assim como as demais atividades, ela requer dos envolvidos uma série de medidas que, além do bom desempenho dos animais, garantam também o bem-estar e a qualidade de vida de cada um desses indivíduos.

E nesse período de chuvas frequentes e intensas em praticamente todas as regiões do país é necessário que os criadores tenham uma atenção especial com a tropa. Abaixo você confere algumas dicas, elaboradas com a colaboração do Inspetor Técnico do Serviço de Registro Genealógico da ABCCMM, Adelcio Júnior, que ajudarão no dia a dia com os animais.

Piquetes Maternidade: É ideal que as éguas gestantes próximas ao parto sejam mantidas em locais seguros, livres de possíveis inundações e com acesso a áreas protegidas da chuva e sem a presença de outros animais que ofereçam risco a integridade dos recém-nascidos. 

Animais recém-nascidos: Realizar a cura do umbigo: A desinfecção pode ser realizada através da introdução do umbigo do potro em um recipiente contendo uma solução de iodo a 10%. O ideal é que este procedimento seja realizado com o potro em pé, evitando assim que a solução derrame por outras partes do potro sensíveis ao iodo.

Cascos: A umidade em excesso pode levar ao enfraquecimento das paredes dos cascos, apodrecimento das ranilhas, proliferação de fungos, bactérias dentre outras enfermidades. Certifique-se de que os animais tenham um local de descanso limpo e seco.

Pelagem: No período de chuvas é comum o surgimento de falhas na pelagem dos animais, principalmente nos potros menores. A queda de pelos é provocada por bactérias que na presença de umidade se multiplicam na pelagem.

Para minimizar a perda dos pelos, é recomendado que os animais passem um período do dia abrigados em ambiente protegido das chuvas.

Alimentação: Realizar a cobertura dos cochos de sal e ração. Os recipientes disponibilizados para a alimentação dos equinos devem ser mantidos limpos e secos. Disponibilizar porções fracionadas para evitar sobras.  

Acúmulo de água: Áreas de pastagens e piquetes sujeitos ao acúmulo de água e inundações devem ser evitados nos dias de chuva. Para animais a pasto, o ideal é que os animais sejam retirados para terrenos mais altos, em que água seja facilmente drenada.  Não construa baias em locais sujeitos a alagamentos.

Obs: Sempre acompanhe de perto a rotina da sua tropa e caso perceba algum comportamento diferente, chame o médico veterinário de sua confiança.