Dicas de Manejo

Cuidados com a pelagem

  • PAULA MAGALHÃES
  • 26/08/2021
  • 12h37

Saúde, bem estar e proximidade com o seu cavalo. Esses são alguns dos benefícios da escovação dos pelos, ação que também destaca a beleza e as particularidades da pelagem dos animais. Mas você sabia que ela é ainda mais benéfica para o seu marchador quando realizada diariamente?

Pois é, na rotina do seu haras, sempre que possível, dê preferência para o hábito de escovar os pelos do seu cavalo, pois além da higienização do couro cabeludo com a eliminação de ciscos, fios soltos e sinais de sela.  Segundo o Inspetor Técnico do Serviço de Registro Genealógico da ABCCMM, Adelcio Júnior, quando feita de modo adequado, a atividade traz ainda mais benefícios. “Esse processo de higienização massageia o corpo do animal, promove uma sensação de relaxamento e também estabelece uma relação de cuidado e confiança entre o cavalo e seu cavaleiro, laço muito importante para o sucesso do conjunto.”, pontua.

Adelcio deixa algumas dicas para este momento de cuidados com a pelagem do seu marchador “A maneira ideal para de escovar um equino, é primeiramente fazer uma escovação com movimentos no sentido contrário dos pelos, de forma a expor toda a sujeira neles aderida para em seguida se escovar no sentido original do pelo. Posteriormente, se faz a escovação da crina e calda, onde usamos um pente adequado, que preserve e não arrebente os fios mais compridos. E por último, usamos uma boa flanela para darmos acabamento e realçar o brilho da pelagem. Esta deve ser uma tarefa executada na rotina diária no animal.”, ensina.

Para finalizar, Adelcio ressalta que o banho e a escovação embora possuam funções diferentes, são complementares “Em dias de atividades físicas para retirar o suor, areia e outros resíduos, dê preferência para o banho. Somente depois, com o pelo bem seco é que se faz a escovação.”, pontua. 

Vale lembrar que o banho deve acontecer em horários com sol, isso evitará que os pelos ainda estejam molhados durante o período noturno, quando as temperaturas são mais baixas.