Dieta Equina

Parte 02: Importância do Volumoso

  • PAULA MAGALHÃES
  • 13/05/2021
  • 12h33

 

Em sequência ao que foi apresentado na primeira parte da série, sobre a alimentação volumosa  fique atento ao que diz a professora Adalgiza Carneiro Rezende.  

De acordo com ela, atualmente, em grande parte dos criatórios de equinos do Brasil, observa-se a tendência de reduzir ao máximo, a utilização do volumoso na alimentação dos animais devido à dificuldade de se conseguir forragem de qualidade e pela necessidade de espaço para seu armazenamento. “O criatório nacional está enfrentando, um problema nutricional grave, pois a silagem de milho tem sido utilizada como único volumoso em grande parte dos haras’, enfocou. 

Atenção: A escolha da silagem tem sido feita por sua fácil aquisição a um preço mais acessível que qualquer outro volumoso conservado e, em virtude, desse alimento proporcionar ao animal uma aparência enganosa de que ele se encontra bem nutrido. Isso tem desestimulado os criadores a formarem pastagens de boa qualidade, que atendam às necessidades da fisiologia do aparelho digestivo dos equinos.  

Gostou do conteúdo? Então, continue acompanhando a série. Em breve, mais dicas da professora Adalgiza.