Adestramento

Processo exige tempo e conhecimento

  • PAULA MAGALHÃES
  • 04/05/2021
  • 11h45

O processo de doma/adestramento de um cavalo requer tempo, dedicação e conhecimento. É baseado neste tripé que o trabalho desenvolvido produzirá bons resultados. 

Ao completar três anos de vida (36 meses) um Marchador está, de fato, pronto para iniciar o processo de doma. Nesse período, as atividades, iniciadas sempre de forma mais leve, serão coordenadas e intensificadas aos poucos.  Cavalo e cavaleiro construirão juntos uma relação de cumplicidade e confiança. 

De acordo com o Zootecnista e Árbitro da ABCCMM, Fabiano Bittencourt, os primeiros passos exigem respeito pelo tempo do animal, “Além da confiança em si mesmo, um bom adestrador deve ter paciência, suavidade e, sobretudo, respeito pelo tempo de aprendizagem do cavalo.”, destaca o especialista. 

Ainda de acordo com ele, as atividades devem ser intensificadas de forma gradual, “Nas primeiras atividades é importante não exigir muito, trabalhar de forma leve, aliviando sempre que o cavalo responder positivamente aos estímulos do cavaleiro. Mesmo que seja uma resposta leve, mostre-o que ele acertou. Você deve deixar claro ao seu animal o que você quer dele. Com o tempo ele passará a responder às ajudas mais refinadas e sutis naturalmente, com movimentos cada vez mais harmônicos.”, esclarece. 

O tempo de resposta aos ensinamentos oscilará de acordo com o indivíduo, suas características comportamentais e suas aptidões físicas. Para melhor retorno Fabiano indica que os animas sejam trabalhados também em ambientes externos “O melhor retorno é no exterior, o picadeiro ou a pista são bons para refinar a apresentação e etc. Porém, o trabalho de campo explora as capacidades e dá um ritmo físico e mental excelente.”, explica. 

Mais um ponto abordado diz respeito aos excessos que podem comprometer a aprendizagem e Fabiano faz um alerta “Ajudas bruscas do cavaleiro montado, aliadas a falta de paciência do adestrador, são os principais erros cometidos na doma. O ideal é que primeiro a pessoa procure estudar e se especializar no assunto, que faça cursos. Depois é só seguir o passo a passo.”, destaca. 

Cabe ressaltar que, iniciar o processo de adestramento sem algum conhecimento prévio da atividade poderá fazer com que, mesmo sem querer, o responsável facilite o aparecimento de vícios, sejam eles provocados por imperícia ou mesmo por ações inadequadas que não respeitam o cavalo e seu bem-estar. 

Seja para a pista ou para trabalhos de campo será no cotidiano que você lapidará o seu animal para as atividades que ele desempenhará ao seu lado. E lembre-se, se você tratá-lo com carinho e respeito, ganhará para sempre um melhor amigo. Pois se você ainda não sabia, saiba! Os cavalos são capazes de guardar na memória quais são as pessoas amigas e também quais sãos as pessoas ou situações que o colocam sob ameaça ou perigo.  

E se você s interessou por este tema e deseja aprofundar seus conhecimentos, não deixe de participar, assim que possível, do Mangalarga Marchador Para Todos, dentre as muitas temáticas propostas na grade curricular, além do curso de Doma Gentil, estão também cursos preparatórios para apresentação em pista e provas funcionais. Fique de olho!