Saúde e Beleza

Crinas também precisam de zelo

  • PAULA MAGALHÃES
  • 17/01/2020
  • 13h07

Você sabia que a crina dos animais também deve receber dedicação especial na hora do manejo e que em muitos criatórios há rituais para este momento?   

Curta ou não, a crina bem cuidada protegerá o indivíduo da infestação de parasitas, bactérias e outras situações que podem provocar danos à saúde. Quando longas, elas precisam de manejo frequente.

Antes de começar a escovação, desembarace os fios com as mãos e divida-os em porções menores (amaciadores de fios poderão auxiliar nessa tarefa), em seguida escove uma mecha de cada vez, começando da raiz para as pontas. O ato de pentear irá desmanchar os nós feitos pelos morcegos, retirar ciscos, carrapichos e outras impurezas acumuladas. 

Escolha uma escova adequada com cerdas moderadas e faça movimentos suaves para não causar dor ao animal, ferir, arrebentar os fios ou estressar o animal.

Quando for dar banho completo, ela deve ser a primeira parte a receber cuidados, pois é a parte mais alta do corpo. Elimina-se a sujeira de cima para baixo. É recomendado o uso de shampoo e condicionador, aplique produtos próprios para equinos e permita que os animais sintam o cheiro e se familiarizem com o perfume dos cosméticos para facilitar a aplicação.  

Cavalos que vivem soltos e possuem crinas longas podem ter alguns fios arrebentados nas cercas ou vegetação. As tranças podem ser um auxílio para o controle do emaranhamento dos fios e para muitos é um atrativo a mais na aparência.

Não se esqueça, crinas com aspecto saudável e bonito são provenientes também do fornecimento de uma alimentação nutritiva. Além disso, estes momentos do manejo são excelentes oportunidades para se estreitar os laços de confiança e a amizade entre o cavalo e cuidador.  

 

Foto: Roberto Pinheiro