Início do Ano Hípico

Momento de traçar metas e planejamento

  • PAULA MAGALHÃES
  • 03/09/2019
  • 18h29

O Ano Hípico já começou e com ele iniciou-se também um intenso trabalho de preparação para as competições da temporada. Então, é hora de entender os objetivos e traçar metas para alcança-los. Essa é uma boa receita para se chegar a bons resultados. Nesta fase, criadores, treinadores e demais profissionais devem ficar atentos ao manejo dos animais, principalmente aqueles que estão em fase inicial de preparação.

Planejamento é sempre a melhor alternativa para se obter bons resultados, e quem garante isso é a especialista em Treinamento de Animais para Pista, Cynthia Daniela Feliciano. Segundo ela, o acompanhamento aos animais deve ser realizado desde o nascimento, respeitando todos as etapas de desenvolvimento.

Para a médica veterinária, treinadores e proprietários precisam respeitar as particularidades de cada  indivíduo, “É preciso escolher animais de potencial, determinar quais são as suas limitações, adequar o manejo e traçar um plano de trabalho em cima das fragilidades e limitações de cada um, para se conseguir levar os cavalos atletas ao máximo desempenho. Também é necessário estar atento ao bem-estar desses cavalos.”, pontua Cynthia. Para os primeiros estágios de treinamento do animal recomenda-se trabalhos leves, com exercícios a passo, caminhadas na água, dentre outros treinos moderados que fortaleçam a musculatura e deem condicionamento físico e o preparo adequado para os trabalhos de alto impacto e longa duração.

Que a confiança é base para um bom relacionamento todos sabem. Com os cavalos essa regra não é diferente, por isso Cynthia recomenda metodologias que reforcem esse sentimento entre o conjunto “Atividades que aumentem o laço entre cavalo e apresentador, como raspar, escovar, limpar cascos, afagar para demonstrar reconhecimento de trabalho correto são pequenas atitudes que farão animal confiar e responder aos comandos do treinador. Na doma racional nunca se utiliza força, agressividade ou coação. Para o treinamento de pista é necessário a interação entre cavalo e cavaleiro.”, explica.

 

O tempo ideal de treinamento diário do animal deve ser estabelecido conforme a qualificação osseo-tendinea e articular (adaptação e resistência dos tendões, ossos e ligamentos à sobrecarga do exercício), fase de treinamento e equitação. O período de atividades deve ser aumentado gradualmente e sempre com acompanhamento técnico.  A especialista chama a atenção para a possibilidade de haver mudanças “Alguns percalços podem alterar a evolução do planejamento e é preciso saber voltar atrás, alterar ou reduzir o tempo de trabalho ideal. Às vezes pode ser necessário construir uma alternativa, mas sem perder o foco e assim chegar no máximo de desempenho atlético para a data pré-determinada.”, conclui.

 

Nutrição

Devido ao alto gasto energético durante as atividades e por algumas vezes vivenciarem situações de estresse, os cavalos atletas precisam de uma atenção especial quanto a sua alimentação, que deve ser balanceada e suprir todas as necessidades nutricionais. Por isso, todo o planejamento alimentar deve ser feito por um profissional especialista, para que não haja excesso ou falta de nutrientes essenciais ao cavalo atleta.

De acordo com o médico veterinário Tiago de Resende Garcia, Doutor em Nutrição de Equinos, a alimentação balanceada é uma das partes mais importantes do programa de treinamento, "Segundo o National Research Council (NRC), cavalos em treinamento para concursos de marcha devem receber diariamente uma dieta composta de 50% de volumoso (capim e feno) e 50% de alimentação concentrada (rações), ambos de alta qualidade. Lembrando que o feno ou capim deve estar disponível para o atleta durante a maior parte do dia, afim de respeitar os hábitos alimentares dos equinos de passar a maior parte do dia se alimentando, garantindo a eles o bom funcionamento do aparelho digestivo e momentos de descontração e de bem-estar.”, explica.

Tiago destaca que a oferta de concentrado deve ser fracionada, “O fornecimento concentrado ser realizado de forma fracionada. Um cavalo de 450 kg de peso vivo não pode comer mais do que 2,25 kg de ração por refeição. A suplementação mineral e vitamínica também é de extrema importância, mas sempre com o cuidado de se evitar os excessos. atenção especial à água, que obrigatoriamente deve ser limpa, de qualidade e estar sempre disponível.", enfatiza.

O especialista lembra que durante as competições é essencial ter alguns cuidados com a alimentação, "Antes das provas, concursos de marcha, por exemplo, não é recomendado o oferecimento de alimentos concentrados nas últimas 06 horas que antecedem as disputas. Essa é uma precaução para que o metabolismo energético não seja prejudicado pelo pico de insulina causado pela ingestão do concentrado. O ideal é que no dia da prova o cavalo se alimente somente com pontas de capim verde e fresco, de excelente qualidade e que beba bastante água, afim de garantir a sua hidratação.”, pontua Tiago que indica também a reposição dos eletrólitos perdidos, (Sódio, Potássio, Cálcio, Fosfato, Magnésio e Cloreto) e  a suspensão da oferta de óleos no dia da prova, para não prejudicar a absorção desses eletrólitos no intestino.

Para concluir, Tiago chama a atenção que, além de todo o planejamento alimentar, o manejo dos equinos atletas deve contemplar cuidados rotineiros com cascos, pelos e crinas, proporcionar baias e instalações confortáveis aos cavalos, usar terapias pós-treino, programar dias de descanso durante as semanas de treinamento, dentre outras medidas que garantam sempre o bem-estar dos atletas.