Temperaturas acima da média

Calor interfere no bem-estar dos equinos

  • PAULA MAGALHÃES
  • 13/01/2020
  • 17h01

As altas temperaturas registradas no verão também são incômodas para os animais.  Nesse período é preciso atenção especial ao manejo da tropa, pois os equinos também sofrem com o calor. O excesso de exposição ao sol, muitas horas de trabalho, oferta reduzida de água, são alguns dos fatores que podem causar problemas à saúde dos animais.

Por essa razão, confira abaixo algumas dicas que ajudarão amenizar o sofrimento do seu Marchador durante a alta nos termômetros.   

Água Limpa e Fresca: Neste período o consumo de água é mais elevado, por isso há maior risco de desidratação. Então é importante que os animais tenham acesso fácil e constante aos bebedouros, que deverão estar sempre limpos e com água fresca.  

Sombra: Se os animais estão soltos, evite que fiquem expostos ao sol por longos períodos, o excesso de exposição à radiação ultravioleta pode provocar além da desidratação, queimaduras. Estão mais sujeitos a essas lesões animais de pelagem e focinho claros, com falhas ou cicatrizes no pelo. Ao fazer a tosa, evite cortar os pelos em tamanho excessivamente curto.  Se estão em baias, garanta que seja um ambiente limpo e com boa passagem ar.

Trabalho: Diminua o tempo e a intensidade dos trabalhos, tarefas mais leves e em horários alternativos são boas soluções.

Cascos: O ferrageamento adequado evitará lesões causadas pelo contato com o chão quente.  

Banho: Banhar o seu cavalo irá ajudá-lo a controlar a temperatura corporal, especialmente após os treinamentos ou outras atividades que exijam alto desempenho. Mas atenção! É necessário que haja um intervalo entre o exercício e o banho para que o organismo mude de temperatura naturalmente.

Insetos: Com o calor também aparecem os surtos de insetos (moscas são os mais comuns), que além de estressar os animais, podem causar, desde uma simples dermatite a infecções mais sérias. Cochos, bebedouros e alojamentos limpos são excelentes controladores de pragas. O Banho também irá diminuir o interesse dos visitantes.

Reposição de sais: Ao serem submetidos a elevadas temperaturas ou atividades de alto desempenho, os cavalos perdem, além de água, boa quantidade dos sais (eletrólitos) essenciais ao funcionamento correto do organismo. A reposição desses sais deve ser feita, diariamente, através de uma alimentação nutritiva ou também na água ofertada.

 

*Foto: Renato Aguilar