Como gestora do Parque da Gameleira, a ABCCMM trabalhará para transformar o local em um centro de referência para o setor do agronegócio e uma vitrine para todas as raças. Acompanhe mais um episódio da série: Tradição se Honra Legado se Constrói.
A ABCCMM foi oficializada pelo Governo de Minas durante a cerimônia oficial da 42ª Exposição Nacional do Mangalarga Marchador no último mês de julho, como gestora do Parque de Exposições Bolivar de Andrade, mais conhecido como Parque da Gameleira, em Belo Horizonte (MG).
Este é um marco histórico que reforça não só a tradição do Mangalarga Marchador para ABCCMM, mas também a força da ABCCMM na construção do legado da raça no agronegócio brasileiro.
A associação venceu em 2024, o edital de seleção pública realizado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) que ofertava para entidades de raça credenciadas no MAPA. A assinatura simbólica do contrato de gestão foi realizada pela diretora-presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez, pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes e pela diretora-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Luiza de Castro.
Referência para o agro mineiro
Durante a cerimônia a presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez, afirmou que o foco da associação será trabalhar para que o parque se torne um centro de referência não apenas para o Mangalarga Marchador, mas também para o agro mineiro, com estrutura, visibilidade e oportunidades para todas as raças.
“A gestão do Parque da gameleira nos permitirá cuidar desse espaço que nos acolhe há tantos anos”, destacou. Em sua fala, Gutierrez agradeceu também ao Instituto Mineiro de Agropecuária, pela condução do processo de gestão, às associações parceiras do agronegócio e àquelas sediadas no parque. “O futuro do parque será construído por muitas mãos”.
Contrato de gestão
Esse contrato de gestão vai potencializar o uso do Parque da Gameleira, que tem área de 9 hectares no coração de Belo Horizonte e vai melhorar a estrutura do local para a realização de eventos. “Há possibilidade de vigência do contrato por até 20 anos e isso dá condição de investimento na estrutura para que o local seja uma vitrine do agronegócio mineiro”, avalia o secretário de Agricultura, Thales Fernandes.
O Parque da Gameleira
Inaugurado em 18 de junho de 1938, pelo então pelo então governador de Minas Gerais, Benedito Valadares, o Parque de Exposições da Gameleira foi, ao longo de sua existência, palco de exposições agropecuárias, atividades da Escola de Veterinária da UFMG nos anos 40, e casa para inúmeras associações agropecuárias, entre elas, a própria ABCCMM.
A relação do Parque da Gameleira com a ABCCMM teve início com a fundação da entidade, em 1949. Foi na sala do Departamento de Produção Animal que aconteceu a histórica reunião de fundação da Associação. Desde 2002, a Avenida Amazonas, nº 6020, é o endereço oficial da ABCCMM.