O Mangalarga Marchador tem comprovado cada vez mais suas qualidades. Além da aptidão paras as pistas, a raça tem se destacado também nas provas esportivas, seja através dos circuitos esportivos, das cavalgadas temáticas, do Caminhos do Marchador ou outras provas de ação.
Nos últimos anos, um importante legado foi construído por meio das ações do Departamento de Esporte com os Circuitos de Provas Esportivas, o Campeonato Brasileiro de Provas Esportivas e Sociais, as Cavalgadas Temáticas, o Caminhos do Marchador e outras provas que mobilizam competidores de todo o país em torno de uma mesma paixão.
O diretor de Esportes e Provas Funcionais, Maurício Pierrotti, afirma: “Nós idealizamos os circuitos de provas esportivas justamente para fomentar um mercado que a gente não tinha para o bom cavalo de sela que nós temos. E os resultados nos mostram que estamos no caminho certo. No início da gestão, a gente estava com uma média de uma a duas provas por mês, hoje, nós estamos com uma média de 7,2 provas esportivas por mês, um crescimento que confirma a versatilidade do Mangalarga Marchador.
Implementado em 2022, o projeto Cavalgadas Temáticas conquista cada vez mais adeptos, com 23 realizadas no Brasil, e mais de 450 km de trilhas percorridas em oito estados brasileiros e mais de 2.800 participantes. A iniciativa também ganhou contornos internacionais, com duas edições nos Estados Unidos, uma no estado do Arizona em 2024 e outra prevista para agosto de 2025 em Montana.
Criado no ano de 2023, O Campeonato Brasileiro de Provas Esportivas e Sociais conquistou o público logo na primeira edição e passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos da Raça Mangalarga Marchador. Nas duas edições foram realizadas 2.753 passadas.
O competidor Roberto Afonso Marques, de Barra do Piraí (RJ), destaca as aptidões da raça: “O Mangalarga Marchador é o cavalo mais versátil que existe, é o mais completo. É nosso cavalo da lida do dia a dia e aqui a gente repete tudo que é praticado na fazenda.”
A funcionalidade e versatilidade do MM também foram comprovadas com os circuitos de provas esportivas (Paraibano, Potiguar, Sul Fluminense, Rio Minas e Sudoeste da Bahia e Norte de Minas), que reúnem competições de Ranch Sorting, Team Penning, Cinco Tambores, Três Tambores, Seis Balizas, Maneabilidade e Marchador Ideal.
Domingos Filho, de Fortaleza (CE), que também é competidor das provas esportivas complementa: “Parabenizo por esse fomento que permite que todas as pessoas e famílias, todo criador, seja de Marcha Picada ou de Marcha Batida, possam participar.”
Construir um legado para o Mangalarga Marchador é, também, garantir que as novas gerações vivam a conexão com a raça de forma autêntica e duradoura.
Clique aqui e assista mais um episódio da série Tradição se Honra, Legado se Constrói.