Após o feito inédito da obtenção do acordo sanitário bilateral entre o Brasil e os Estados Unidos, que normatiza a exportação de embriões congelados, o presidente da Comissão de Comercio Exterior Flávio Tavares, quer alcançar outros mercados equestres internacionais.
Ele informa que já tramitam no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, processos semelhantes ao obtido para os mercados Europeu, Árabe, Chinês e Africano.
Para Flávio o momento é oportuno, pois o acordo com os Estados Unidos foi um ponta pé inicial para futuras conquistas. Para a expansão da raça, o uso da biotecnologia é a tendência ideal para o trabalho em função dos altos custos de exportação e das barreiras sanitárias, o caminho para exportar material genético congelado (sêmen e embriões), processo inovador e seguro para resolver os problemas de custos e sanidade.
Flavio Tavares não mede esforços para a expansão da raça. Ele começou seu roteiro de visitas nos EUA e assim que obtiver os certificados internacionais para esses outros mercados, fará o mesmo pelo mundo, garantiu.
