MM consegue feito inédito

Exportações de embriões congelados para EUA

  • FLÁVIA ZAGO
  • 27/08/2020
  • 15h01

A ABCCMM, por meio do presidente da Comissão de Comércio Exterior, Dr Flávio Tavares, protocolou em agosto de 2019, no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), um processo pleiteando a normatização da produção, controle e exportação de embriões equinos congelados para os Estados Unidos.

 

Todo empenho do Dr Flávio Tavares, autor do projeto de internacionalização da raça com genética atualizada e diversificada alcançou resultados satisfatórios. Graças ao esforço do profissional, hoje já é possível a emissão do Certificado Zoosanitário Internacional para Exportação de Embriões Equinos do Brasil juntamente ao MAPA.

 

Médico Veterinário, especialista em reprodução equina e criador de Mangalarga Marchador , Flávio Tavares não mediu esforços para conseguir esse feito que ajudará a expandir a raça internacionalmente.

 

Flávio conta que recebeu de prontidão o apoio do presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador, Daniel Borja a quem ele dedica os seus agradecimentos. “Em função dos altíssimos custos para a importação de animais, o envio de embriões congelados atenderá um problema que a raça enfrentava e almejava há anos para se expandir internacionalmente. Logo no início da empreitada, Daniel acatou o projeto, e assim de maneira pioneira, foi aprovado pelo Governo Americano, um acordo sanitário que permite o uso dessa biotecnologia. Estou muito feliz por colaborar com o feito. Almejo  a evolução da tropa e o aquecimento do mercado internacional”, informou.

 

A normatização, abrirá o caminho para todas as raças de equinos do Brasil, que sejam demandadas pelos Estados Unidos. Assim, registra-se mais uma contribuição da raça Mangalarga Marchador, para o agronegócio Brasileiro.

 

 A ABCCMM, contou com o apoio do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Associação Americana (USMMA) e do United States Department of Agriculture (USDA), entidade que atendeu a solicitação do pleito.

 

O mercado Americano é o maior mercado equestre do mundo, e conta com um plantel de equinos de 7 milhões de animais, sendo 3.1 milhões de cavalos para sela e lazer, onde se encaixa por excelência, o cavalo Mangalarga Marchador. Hoje, são mais de 2 milhões de pessoas envolvidas nesse segmento em solo americano.