Fisioterapia para o bem-estar

A fisioterapia é uma ciência disponível hoje para ajudar na manutenção, prevenção, cura e para beneficiar os animais que participam de competições. O profissional que optar por trabalhar com essa terapia deve ter, acima de tudo, paciência e a preocupação de entender o cavalo.

  • YAGO ROCHA
  • 24/07/2017
  • 10h35

A importância da fisioterapia para o bem-estar dos cavalos foi o tema da palestra de hoje, 24 de julho, da médico-veterinária Fabiola Farinelli. O evento foi realizado no auditório do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). A palestrante iniciou os trabalhos falando dos recursos existentes hoje na prática fisioterápica e citou a T.E.N.S (Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea), F.E.S (Estimulação Elétrica Funcional), o ultrassom, laser, campo magnético e Shock Wave.

Em seguida falou das terapias manuais utilizadas, dentre elas, as massagens, mobilizações articulares e a Quiropraxia para tratar e prevenir diversas doenças. Abordou também as terapias holísticas incluindo acupuntura, fitoterapia, homeopatia e Reiki.

Traçou comentários sobre aos recursos ortopédicos, sobre a termoterapia profunda (ultrassom) e a superficial (compressas e banhos de imersão) e sobre a cinesioterapia que se dedica a terapia com movimentos.

Ela explicou os aspectos da utilização da hidroterapia (natação com imersão total, parcial e banhos de imersão ou turbilhonamentos), ressaltando que a prática não pode ser utilizada nos equinos todos os dias.

Disse ainda que a fisioterapia não substitui a clínica e chamou a atenção dos presentes para o fato de que para trabalhar com essa ciência o interessado tem que ter paciência e entender o cavalo.

Para finalizar, ela comentou que para preservar o bem-estar dos animais todos devem estar livres de fome e sede, de dor, lesões/doenças e livres para expressarem seus comportamentos. “A fisioterapia está aí para ajudar na manutenção, prevenção e cura e auxiliar os animais que participam de competições”, salientou Fabíola.

Para ela, o futuro da fisioterapia depende do interesse em pesquisas e os resultados podem ser insatisfatórios quando os recursos são mal empregados. Conclui os trabalhos informando que, atualmente, há muito campo para os profissionais nesta área.