Abertura da 36ª Nacional marcada por muitas homenagens

Tratadores e apresentadores, colaboradores Eméritos e Beneméritos, Grandes Cavaleiros e Pilares da Raça, além dos In Memoriam receberam suas respectivas homenagens. Funcionários da ABCCMM também subiram ao palco e tiveram o reconhecimento e valorização de seus trabalhos pela Diretoria.

  • YAGO ROCHA
  • 23/07/2017
  • 10h35

A cerimônia de abertura da 36ª Exposição Nacional do Mangalarga Marchador foi um sucesso e aconteceu dia 22 de julho no Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte (MG), onde foram comemorados também os 68 anos de existência da ABCCMM. Antes, houve a premiação do Projeto Caminhos do Marchador.

O início das solenidades foi marcado pela execução do Hino Nacional pela Banda da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) sob a regência do segundo tenente músico Eleônio Ribeiro da Cruz, concomitantemente, houve os hasteamentos das bandeiras Nacional, do estado de Minas Gerais e do Mangalarga Marchador.

Terminado, houve uma harmoniosa apresentação do Grupo de Violeiros do Médio Paraopeba e na sequência o anúncio das autoridades presentes no parque acompanhando os trabalhos. Foram citados os nomes de Pedro Cláudio Leitão, secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, representando o governador Fernando Pimentel; o vereador Henrique Braga, presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte; Paulo Lamac, vice-prefeito; do deputado Estadual Antônio Carlos Arantes; Nivaldo Silva, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária; Roberto Simões, presidente de Federação da Agricultura do Estado; e de Marcílio de Sousa Magalhães, diretor do Instituto Mineiro de Agropecuária.

Em seguida, a Diretoria da ABCCMM subiu ao palanque. Foram anunciados o presidente Daniel Borja, seu vice Maurício Zacarias Constâncio Filho, o diretor Administrativo Tarcísio Junqueira Pereira, o diretor Financeiro Adolfo Géo Filho, o diretor de Eventos Jonas Oliveira da Silva, o diretor de Promoção e Marketing Alexandre Augusto Teixeira Gonçalves, o diretor Social Jaime Tavares Leite e o diretor de Esporte e Provas Funcionais Wilson de Biasi.

Homenagens aos colaboradores Eméritos e Beneméritos

 

 O presidente Daniel Borja, o vice Maurício Zacarias e os diretores Adolfo Géo e Jonas Oliveira  foram convidados para entregar as homenagens de Colaborador Emérito da Raça Mangalarga Marchador. Foram agraciados Andira Rocha Cavalcanti Jucá, André Maurício de Freitas Ribeiro, Domingos Lollobrigida de Souza Júnior, Eduardo Rogério de Araújo Mendes, Gláudio Macário Soares Santos, João Vita Fragoso de Medeiros, Rafael Resende Moreira da Costa, Ricardo Luis Casiuch, Sérgio Dutra dos Santos, Sérgio José Aguiar Teixeira, Sheila Neves de Oliveira e Vitor Lopes Sales.

Para a entrega dos diplomas de Grande Benemérito da raça foram chamados, além do presidente e vice, o diretor Alexandre Augusto. Receberam a comenda os criadores Adhemar Magon, André Aparecido de Oliveira, Breno Andrade Patrus, Carlos Augusto Karam, Carlos César Mattoso Furtado, Edgard de Cerqueira Lobo, Edson Correa Pereira, Georgina Penna Costa, José Eduardo Alves Tostes, Josélio Rosa Machado (In Memoriam), Representado por seu filho, Mauro Roza Machado, Laerte Junqueira de Andrade Filho, Luiz Augusto Sacchi representado por seu filho Carlos Augusto Cunha Sacchi, Marco Antonio Pereira, Paulo Magalhães Nóvoa, Ricardo da Cunha Junqueira, Representado por sua mãe Maria Amélia Soares da Cunha e Sérgio Gomes de Vasconcellos

Reconhecimento aos Grandes Cavaleiros e Pilares da Raça

Ao som da viola caipira receberam diplomas e medalhas os Grandes Cavaleiros da Raça Agenor Afonso do Amaral, Amos José Packer, Antônio Josino Meirelles, representado pelo primo João Henrique Amaral Dos Reis, Bruno Teixeira de Andrade, Eduardo Costa Simões, Francismar Barbieri, Guido Carneiro Ribeiro, José Adherbal Cardoso Linhares, Júlio César de Almeida Lima, Lael Vieira Varella, Nelson Martins Quadros E Paulo Guilherme Monteiro Lobato Ribeiro.

Na categoria Pilares da Raça receberam troféus das mãos do presidente Daniel Borja os criadores Fábio Araújo Reis, proprietário do Haras do Salto e José Márcio Carvalho Leite, proprietário do Haras Caxambu.

Tratadores e apresentadores tiveram uma noite inesquecível

Um vídeo foi mostrado no telão do parque, para homenagear apresentadores e tratadores. A eles coube uma homenagem toda especial por parte da Diretoria e 46 desses profissionais, alguns representados, subiram no palanque para receber cada um uma fivela personalizada confeccionada com extremo bom gosto, como agradecimento pelos bons serviços prestados à raça.

Foram agraciados Aníbal, Arnaldo, Augusto, Baiano, Beto, Bira, Bira, Biu Limoeiro, Carlinhos, Chico, Cosminho, Darcy, Delei, Duca, Eurico, Geneci, Guerreiro, Jhone, João, Lau, Leir, Marcinho, Mário, Marreco, Moisés, Moisés, Negão, Nenem (representado por Welington Eduardo Vaz), Odair, Paixão, Paulinho, Petrukio, Pirulito, Preto, Russo/Russão, Sem Terra, Silvano, Sinval, Tonho, Tonho, Val Ferro, Vando, Zé, Zé Carlos, Zé Idalino e Zé Marabá (representado por Fabinho). Eles receberam um abraço do presidente e dos representantes da Diretoria.

Homenagens In Memoriam

 Momentos de comoção marcaram as homenagens In Memoriam. Quinze ex-associados foram homenageados este ano e seus familiares foram convidados a subir no palco para receberem as placas alusivas.

Foram eles: Ailton Divino Fernandes, Carol Fernandes de Aguiar e Silva, Charles Vasconcelos de Lima, Francisco Jorge Neto, Francisco Valder Ferreira, Gilberto José Ribeiro Meirelles, Glória Luiza Vilela Reis, José Edgard Fajardo Soares, Juracy de Carvalho Andrade, Marcos da Cunha Peixoto, Nilton Falcão, Paulo Henrique Vieira da Silveira, Sylmar Ottoni Martin, Wander Roberto Melo e Wilian Gomes da Côrte.

Palavra do presidente

Em seguida, Daniel Borja fez um rápido pronunciamento. Ele disse que a ABCCMM tem trabalhado com muito esforço, dedicação e alegria em prol da raça e para promover uma Nacional à altura de todos os associados e convidou os funcionários da entidade para subirem ao palanque para receberem um agradecimento especial. Elogiou o trabalho de todos através do representes por setor. “Graças a você estamos quebrando recordes e mais recordes, de público, número de animais e outros. Colocamos este ano no parque 1.700 animais e tivemos duas grandes novidades. Uma delas foi a entrada dos animais no parque, das mais comemoradas. Não tivemos as longas filas de anos passados e em poucos minutos os animais estavam devidamente instalados em suas baias. Foi um sucesso. A outra, a transmissão ao vivo comentada que representou número recorde de acessos ao site da ABCCMM, muitos dos quais do exterior”, finalizou o presidente, agradecendo a todos.

Terminado o discurso de Daniel, o chefe do cerimonial, Paulo Leite, encerrou a festa com um “viva o Mangalarga Marchador”.  

Fotos: Renato Aguilar