O diretor administrativo da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) durante os próximos quatro anos (gestão 2026/2029) é o criador Carlos Augusto Karam.
Empresário e engenheiro civil, Guto Karam - como é amplamente conhecido no meio do Mangalarga Marchador - nasceu em 1960, é casado e pai de três filhos. Tornou-se sócio da ABCCMM no ano 2000.
Titular do Haras Pontal, localizado na cidade mineira de Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte, possui uma trajetória marcada pela dedicação ao fortalecimento do Marchador e sua atuação se estende também ao campo institucional.
É sócio-fundador e ex-diretor do Núcleo Mangalarga Marchador do Centro-Oeste Mineiro, sediado em Divinópolis, e também do Núcleo Vale do Paraopeba dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador, em Brumadinho.
Na ABCCMM, esteve à frente da Diretoria de Eventos, de 2008 a 2015, nas gestões presididas por Magd Shaat. No período, foi responsável por importantes ações de fomento, que refletiram diretamente no crescimento, visibilidade e consolidação dos eventos oficiais da raça. Em 2017, recebeu a medalha de Grande Benemérito da Raça Mangalarga Marchador.
De volta à Diretoria Executiva da ABCCMM em 2026, Guto Karam assumiu o cargo de Diretor Administrativo com o compromisso de contribuir para uma gestão organizada, eficiente e alinhada aos interesses dos associados e ao fortalecimento da entidade:
“Estou bastante animado com o trabalho que temos pela frente. Trazemos como prioridade a modernização dos nossos sistemas de informática, tanto no Serviço de Registro Genealógico, quanto na área administrativa, garantindo mais eficiência, agilidade e segurança nos processos. A Associação possui um time de colaboradores competentes e vamos investir no treinamento contínuo, valorizando suas habilidades e fortalecendo o trabalho conjunto entre Diretoria e equipe. Nós temos um compromisso claro com os criadores, nosso objetivo é implementar ações concretas, aprimorar processos e elevar, cada vez mais, o nível de atendimento ao nosso associado, sempre com responsabilidade, diálogo e foco na evolução do Marchador”.
Sobre a gestão do Parque da Gameleira, assumida pela ABCCMM em 2025, Karam destaca: “Este será um grande desafio e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de evidenciar ainda mais a força do Mangalarga Marchador no cenário agropecuário brasileiro”.