Conheça: Gustavo Tavares de Barros Monteiro

Vice-presidente da ABCCMM

  • PAULA MAGALHÃES
  • 26/01/2026
  • 16h42

A ABCCMM iniciou o ano de 2026 sob a liderança do presidente Dario Colares de Araújo Moreira e sua Diretoria. Por isso, a partir de hoje, em uma série de publicações diárias, você conhecerá o perfil dos membros que compõem a Diretoria Executiva da ABCCMM para o período 2026/2029. 

Abaixo, conheça o perfil do diretor vice-presidente: 

O vice-presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) para a gestão 2026-2029 é o criador Gustavo Tavares de Barros Monteiro.

Titular do Haras Monteiro, localizado na cidade de Recife (PE), Gustavo Monteiro, como é conhecido no meio do Mangalarga Marchador, iniciou sua trajetória na raça em 2007.

Nascido em maio de 1975, Gustavo é casado e pai de três filhas. Empresário com espírito empreendedor desde a sua juventude, atua em diferentes atividades comerciais, mas é no Mangalarga Marchador que encontra uma de suas maiores inspirações.

Gustavo se define como um grande apaixonado pelo cavalo Mangalarga Marchador e construiu uma trajetória sólida, baseada no trabalho de seleção cujos resultados se comprovam também nas pistas, há anos seu criatório é uma referência na Marcha Picada. Em 2024, foi reconhecido como Colaborador Emérito da Raça Mangalarga Marchador.

Dedicado também ao fomento e ao fortalecimento institucional do Mangalarga Marchador, antes de integrar a Diretoria da ABCCMM, fez parte do corpo diretivo da Associação dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador de Pernambuco de 2022 e 2025, onde atuou como vice-presidente.

Sobre o ciclo que se inicia, destaca: “Quero dedicar o meu tempo ao desenvolvimento dessa raça pela qual sou verdadeiramente apaixonado e na qual enxergo um enorme potencial. Desejo vê-la crescer e evoluir cada vez mais em todo o Brasil. Nosso compromisso é fazer sempre o melhor e eu me sinto profundamente motivado para esse desafio.”