José Henrique de Carvalho Veloso

Conheça o presidente do Conselho Deliberativo Superior

  • PAULA MAGALHÃES
  • 15/01/2026
  • 15h46


José Henrique de Carvalho Veloso é eleito presidente do Conselho Deliberativo Superior da ABCCMM

José Henrique de Carvalho Veloso foi eleito, na manhã desta quinta-feira (15/01), presidente do Conselho Deliberativo Superior da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador. O Conselho é responsável por exercer a função deliberativa, fiscalizatória e estratégica da associação.

Ao assumir a presidência do Conselho, José Henrique ressaltou a responsabilidade de integrar um colegiado formado por ex-presidentes, ex-vice-presidentes e por nomes que contribuíram de forma decisiva para o fortalecimento e o desenvolvimento da raça. “É uma honra muito grande fazer parte de um Conselho que reúne pessoas com tanta experiência e dedicação ao Mangalarga Marchador. Temos a consciência de que representamos todos os associados da maior entidade de criação de cavalos e da maior raça da América Latina. Depois de 40 anos convivendo com o Mangalarga Marchador, essa é uma oportunidade de retribuir um pouco da alegria que a raça nos proporcionou ao longo de toda essa trajetória”, afirmou.

Perfil do novo presidente

José Henrique é titular do Haras Barra Zero, localizado em Francisco Sá (MG), e é associado à ABCCMM desde 1986. Com uma trajetória marcada pela forte ligação com o meio rural e com a criação do cavalo Mangalarga Marchador, o novo presidente chega ao Conselho com uma vivência construída ao longo de quatro décadas dedicadas à raça. Neto de criador e integrante de uma família tradicionalmente ligada ao campo, é engenheiro mecânico de formação, mas sempre manteve sua identidade conectada à vida rural.

Entre suas contribuições à raça, destaca-se a atuação como fundador e ex-presidente do Núcleo Mangalarga Marchador do Norte de Minas, além de sua passagem como presidente da Sociedade Rural de Montes Claros, entidade com mais de 80 anos de história e reconhecida como a primeira do gênero no Norte de Minas Gerais.