Megaleite 2023

Evento reúne lideranças do Agro

  • FLÁVIA ZAGO
  • 07/06/2023
  • 13h03

A presidente da ABCCMM Cristiana Gutierrez, participou na manhã desta quarta-feira, 7 de junho de 2023 da solenidade de abertura da 18ª Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite (Megaleite), evento que acontecerá até o dia 10 de junho, no Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte (MG). 

Estiveram na ocasião, o vice-presidente da ABCCMM, Dennis Braz; a diretora de Eventos, Georgina Penna Costa; Denilson de Castro, diretor Administrativo e Maurício Camara Pierrotti, diretor de Esportes e Provas Funcionais.  

A cerimônia contou ainda com a presença de diversas autoridades políticas, dentre elas, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema e o prefeito de Belo Horizonte Fuad Jorge Nonam Filho, além de lideranças do agro e de pecuaristas do Brasil e da América Latina. 

Zema foi um dos homenageados com a comenda “Mérito Girolando”, concedida a personalidades que vêm contribuindo para o avanço da pecuária leiteira nacional. Também foram homenageados o presidente da FAEMG, Antônio Pitangui de Salvo, a chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Elisabeth Nogueira Fernandes, o presidente da Cooperativa Central de Produtores Rurais (CCPR), Marcelo Candiotto, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Gabriel Garcia Cid. A lista de agraciados ainda contou com criadores do setor leiteiro, além da deputada federal Ana Paula Leão.  

Considerada a maior exposição de pecuária leiteira da América Latina, a Megaleite 2023 terá mostra e competições com a participação de cerca de 1500 animais das principais raças leiteiras do Brasil: Girolando, Gir Leiteiro, Holandês, Guzerá, Jersey, Simental, Simbrasil e Búfalos. 

A Megaleite é uma vitrine da pecuária nacional. Além de promover o intercâmbio entre as raças, dá visibilidade ao Agronegócio nacional, setor onde está também o mercado de equinos que movimenta R$30 bilhões.   

A cadeia produtiva do leite e derivados é um setor de grande importância econômica e social para o Brasil, recebendo dedicação especial do MAPA. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de leite, com mais de 34 bilhões de litros por ano, com produção em 98% dos municípios brasileiros, tendo a predominância de pequenas e médias propriedades, empregando perto de 4 milhões de pessoas.