Dieta do Marchador

Utilização da Alfafa

  • PAULA MAGALHÃES
  • 06/05/2020
  • 10h08

Como usar a alfafa na dieta do cavalo?

A alfafa pode ser um componente da dieta do cavalo, mas apenas como parte do volumoso, sendo que a maior quantidade de forragem deve ser de capim ou feno de gramíneas, como por exemplo, o Tifton.

A alfafa é um excelente alimento que contém alto percentual de proteínas com ótimo perfil de aminoácidos e alta digestibilidade, além de ser uma importante fonte de cálcio, magnésio, outros minerais e muitas vitaminas.

Traz muitos benefícios quando adicionada na dieta do cavalo, principalmente nas categorias de potros em crescimento e animais atletas, além de ser associada à proteção do estomago contra úlceras gástricas.

Pode ser fornecida na forma de feno ou peletes de alfafa. Entretanto, não pode ser utilizada como único volumoso, pois causa problemas relacionados ao excesso de proteínas, cálcio e potássio.

Além disso, o excesso de alfafa é um dos fatores associados à formação de enterólitos, que são semelhantes a cálculos intestinais formados por partículas sólidas no intestino grosso pode obstruir e lesionar o intestino, necessitando de intervenção cirúrgica.

Por isso, procure sempre um profissional capacitado para realizar o balanceamento correto da dieta do seu cavalo e utilizar os benefícios da alfafa com muita segurança!

 

Por Mayara Gonçalves