Dica da semana

Nutrição no período de Lactação

  • FLÁVIA ZAGO
  • 13/04/2020
  • 12h53

Você sabia que a lactação é o período de maior exigência nutricional dos equinos? Leia o que a Doutora em Medicina Veterinária, Mayara Gonçalves abordou a respeito do assunto.

Nos primeiros meses de lactação, a égua precisa praticamente do dobro de energia e até do triplo de proteína que um animal adulto em fase de manutenção (sem atividade física ou reprodutiva).

Todos esses nutrientes são necessários para a égua lactante:

1) Se manter saudável;

2) Produzir leite de qualidade para nutrir o potro nos primeiros meses de vida;

3) Em alguns casos, a lactação corresponde ao início da gestação seguinte, por isso, a égua precisa ainda nutrir o feto que está sendo gerado.

Por isso, forneça sempre às éguas em lactação volumoso de alta qualidade (capim ou feno de gramíneas nobres), sal mineral para equinos disponibilizado à vontade, ração específica para a categoria de éguas em reprodução (proteína bruta de 15 a 20% dependendo da qualidade do volumoso, energia principalmente proveniente de óleos e menos de amido, aminoácidos, vitaminas e minerais balanceados) e muita água limpa e fresca para consumo!

Dessa forma, a nutrição balanceada da égua em lactação implica em bons índices reprodutivos e ótimo desenvolvimento dos potros.

Fica a dica da semana !