Núcleo Tropeiros de Minas - ACCM Marchador do Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Presidente: Gilberto Pereira Miranda - gilmirandamm@gmail.com

Patos de Minas - MG

Notícias

Publicado em 04/10/2016

Especializada de Paracatu (MG)

Cidade recebe pela oitava edição, o evento que tem o objetivo de fomentar a maior raça de equinos da América Latina

A 8ª Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador será realizada em Paracatu (MG), de 5 a 9 de outubro de 2016, no Parque de Exposições da cidade. Organizada pelo Núcleo Tropeiro de Minas, que engloba criatórios das regiões do Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, a mostra receberá nesta edição o apoio da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM).  Os organizadores trabalham para receber mais de 150 animais da raça, que virou paixão nacional pela docilidade, beleza, andamento e conforto.

Para o presidente do Núcleo, José César Silva, a expectativa para o evento não poderia ser melhor. “Hoje contamos com criatórios importantes nacionalmente pelo número expressivo de campeões nacionais oriundos das fazendas e haras da região. Nosso evento será uma grande oportunidade para quem gosta de cavalos”, comentou.

Dois árbitros da ABCCMM atuarão nos julgamentos, avaliando andamento e morfologia. Uma aula de conhecimento técnico para quem deseja aprender mais sobre essa raça de equinos que é hoje a maior da América Latina.

Atualmente, a Associação conta com um plantel de 600 mil animais registrados, nas mãos de cerca de 13 mil criadores sócios na ABCCMM.      

Segundo o associado André Ribeiro de Oliveira, titular do Haras ARO, localizado Unaí (MG), o Mangalarga Marchador está fortemente presente nas cidades das regiões do Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, com bom mercado para compra e venda. “É constante a procura por animais para cavalgadas. Unaí, por exemplo, que está entre as cidades de maior PIB do setor agropecuário de Minas Gerais e do Brasil e tem o Mangalarga Marchador como grande aliado nas fazendas de gado. Nossa raça atua cada vez mais no manejo das fazendas e a procura de animais para atuar neste tipo de serviço é relevante por aqui”, informou. 

O criador de João Pinheiro (MG), José Eduardo Simões Mendonça, titular do Haras Rio da Prata, escalou a tropa com cinco animais para participar da exposição. Para ele, eventos assim são oportunos para rever amigos, fazer negócios, divulgar o trabalho de seleção do haras e principalmente, fomentar o Mangalarga Marchador na região que hoje é potencial de criação pelo grande número usuários e fãs de cavalos. 

A exposição, que terá premiações especiais na final do Circuito Tropeiros de Minas é uma grande opção de passeio e lazer para o final de semana na cidade.

Comentários

Av. Amazonas, 6020 - Gameleira - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil
CEP: 30510-000
Email: abccmm@abccmm.org.br
Telefax: (31) 3379-6100

PUBLICIDADE

Ir para o topo