Saúde e bem-estar

Cauda dos equinos tem função especial

  • PAULA MAGALHÃES
  • 21/01/2020
  • 15h41

Quem lida com cavalos, provavelmente já observou o tanto que eles movimentam suas caudas ao longo do dia. Mas isso não ocorre por acaso, porque, além da função protetora, elas servem como meio de comunicação entre o indivíduo e o ambiente à sua volta.

No verão, principalmente, os equinos sofrem com a presença intensa de moscas e outros insetos que lhes perturbam o sossego, nesses casos a cauda é essencial para afugentar os visitantes indesejados. Também é função dela, proteger as partes íntimas dos animais.

Ainda através dela é possível perceber que emoções o animal está sentindo a cada momento. Por exemplo, se estão acuados, com medo, deixam a cauda baixa, escondida entre as patas. Já quando estão tranquilos ou satisfeitos a deixam solta e levantada. Quando estão no cio, as fêmeas mantêm a cauda erguida em sinal de receptividade a aproximação do macho.

Assim como outras partes do corpo dos equinos, a cauda também precisa de atenção especial. Cuidados periódicos evitarão infestação de parasitas, ciscos, nó nos fios e até mesmo o aparecimento da seborreia, problema que pode levar a perda dois fios.

Antes de dar início à escovação é necessário desembaraçar os fios manualmente, separando-os por mechas. Existem no mercado produtos próprios para este momento. Para pentear, escolha uma escova adequada, de cerdas não muito duras e faça movimentos suaves, sempre da raiz para as pontas, para retirar fios velhos e outras impurezas. A cauda poderá ser trançada, além de bonitas, se bem-feitas, as tranças também são benéficas para os fios.

E não se esqueça! Cauda saudável e bonita é resultado de manejo alimentar correto, com alimentação balanceada e nutritiva, além do acesso constante à água limpa.