Outros comportamentos

Conheça o que é Coprofagia

  • ALINE PERUCCI
  • 14/02/2019
  • 17h46

Na quarta parte da série, a médica-veterinária Valéria Maria de Andrade Almeida, explica um comportamento natural entre os potros que à primeira vista parece estranho: a Coprofagia. Leia a seguir:

Até os dois meses de vida, os potros podem ser observados ingerindo fezes, alguns, porém, continuam até os cinco meses de idade. Tal comportamento é conhecido como "Coprofagia", que significa ingerir fezes. A Coprofagia é considerada um comportamento normal em potros. Embora possa parecer desagradável, é muito importante para o jovem equino.

Entretanto, o comportamento coprofágico em cavalos adultos é considerado anormal.

Geralmente, os filhotes só comem fezes frescas da própria mãe ou de outro animal lactante (amamentando). Pelo cheiro eles conseguem distinguir as fezes de éguas que estão amamentando das de outras do mesmo pasto.

Os estudiosos acreditam que esse comportamento se deve à presença de importantes nutrientes nas fezes dessas fêmeas capazes de ajudar na consolidação da flora intestinal dos pequenos marchadores. Por causa do organismo, ainda, imaturo eles não conseguem produzi-las sozinhos.

Continue acompanhando aqui pelo portal e pelas redes sociais a série, “Cuidados com os potros”, produzida pela equipe de jornalismo da ABCCMM. A série traz curiosidades e dicas preciosas elaboradas pela médica-veterinária, Valéria Maria de Andrade Almeida.

No quinto capítulo, vamos falar do “Reflexo de Flehmen”. Acompanhe e dê o seu like nas redes sociais.

Ainda tem dúvidas sobre o desenvolvimento dos potros? Envie suas perguntas através das nossas plataformas de comunicação.