Portal lança série com dicas desde o nascimento

Orientações da médica-veterinária Valéria Almeida

  • ALINE PERUCCI
  • 01/02/2019
  • 13h26

 

Os primeiros meses de vida dos potros são preenchidos com o desenvolvimento de habilidades de sobrevivência e hábitos sociais singulares. Durante as primeiras horas de vida, em particular, eles aprendem a se levantar, andar e a mamar. Nas semanas seguintes, aprenderão a pastar e a se exercitar através de brincadeiras.

Depois que as habilidades básicas de sobrevivência tiverem sido dominadas, os potros passarão os próximos três ou quatro meses de vida desenvolvendo uma série de costumes sociais que os prepararão para a vida adulta.

 

A partir de hoje, a equipe de jornalismo da ABCCMM trará aqui no portal e pelas redes sociais, curiosidades e dicas preciosas elaboradas pela médica-veterinária Valéria Maria de Andrade Almeida. Ela abordará em textos objetivos como deve ser o manejo dos pequenos marchadores.

Para inaugurar a série, todo o encanto do recém-nascido. Confira:

 

 O potro recém-nascido

Diferente dos humanos andar é o primeiro desafio para os potros

 

As primeiras horas de vida do potro são extremamente críticas. Logo após o nascimento, o que em alguns casos pode ser bem difícil, o potrinho deve aprender a se levantar. Um potro normal deverá fazê-lo dentro de uma hora. Enquanto machos muito grandes necessitam de até duas horas, as potras, que geralmente são menores, levantam-se mais cedo.

Ao colocar-se em pé, o potro tentará andar e inevitavelmente cairá algumas vezes, fato que deverá ser visto com naturalidade, já que tudo isso faz parte de um processo de aprendizagem e não deve sofrer interferência.

Para andar, o potro tem que ser capaz de coordenar os movimentos da cabeça, tronco e dos seus quatro membros, enquanto simultaneamente resiste à ação da gravidade. Normalmente, pouco tempo após se levantarem eles já são capazes de andar.

Tendo conseguido se levantar e andar, inicia-se um novo processo de aprendizagem: o de mamar.

 

No próximo capítulo a amamentação dos potros. Acompanhe e dê o seu like nas redes sociais.