Dependência e desmame

Como e em que momento acontece

  • ALINE PERUCCI
  • 12/02/2019
  • 15h19

Na terceira parte da série, a médica-veterinária Valéria Maria de Andrade Almeida, explica a relação de dependência dos potros com as mães e de que forma e em qual momento acontece o desmame naturalmente. Veja abaixo:  

Os potros são, extremamente, dependentes das mães durante o primeiro mês de vida, e por isso, permanecem bem próximos a elas. No decorrer da primeira semana, por exemplo, não ousam ficar mais distante do que cinco metros delas.

Os potros jovens passam um terço do dia deitados nas primeiras semanas de vida. Instintivamente não procuram abrigos para descansar. As éguas se mantêm atentas, quando seus filhotes se deitam, não importa o motivo. Elas carregam na memória o instinto de quando eram selvagens ficam em alerta contra eventuais predadores, ainda que, não existam no local em que se encontram.

No início do segundo mês de vida, os potros já não mamam e não deitam com tanta frequência. Por volta dos cinco meses de idade, eles mamam somente uma a duas vezes por hora, e se deitam apenas um terço do tempo que se deitavam quando tinham um mês de idade. Eles passam mais tempo pastando e ingerindo outros alimentos sólidos e descansam de pé como fazem os adultos. Saiba porque os cavalos dormem em pé clicando aqui.

Os potros tendem a pastar ao mesmo tempo em que suas mães pastam, levando-nos a acreditar que aprendem com elas seus hábitos alimentares. As éguas já não se preocupam muito em deixá-los sozinhos quando se deitam, e frequentemente, podem ser encontramos sozinhos no pasto. Os proprietários devem ficar cautelosos com a presença de cães e animais predadores na fazenda, pois, podem levar perigo aos potros que ainda são indefesos.

A partir dos quatro meses de idade, os potros passam a ser mais afastados pelas mães. Os filhotes ficam mais rudes em suas investidas para mamar, causando nas fêmeas incômodo e dor.

Porém, a desmama natural só acontece mesmo próximo ao futuro parto.

Continue acompanhando aqui pelo portal e pelas redes sociais a série, “Cuidados com os potros”, produzida pela equipe de jornalismo da ABCCMM. A série traz curiosidades e dicas preciosas elaboradas pela médica-veterinária, Valéria Maria de Andrade Almeida.

No próximo capítulo, “Outros comportamentos: Conheça o que é Coprofagia”. Acompanhe e dê o seu like nas redes sociais.

Ainda tem dúvidas sobre o desenvolvimento dos potros? Envie suas perguntas através das nossas redes socias.