BÊ –À –BÁ DO MARCHADOR

Conceito de palavras utilizadas nos julgamentos

  • FLÁVIA ZAGO
  • 08/05/2018
  • 14h56

 

 

 

Começar a criar a raça Mangalarga Marchador, não é tarefa fácil. A atividade exige dedicação, trabalho, persistência e acima de tudo conhecimento. Para contribuir no aprendizado daqueles que iniciam o ofício de criar, elaboramos o conceito de palavras comuns utilizadas durante os julgamentos de marcha e morfologia. Conhecê-las e saber identificá-las durante as competições é essencial.

·         Frente oblíqua: animal com o pescoço bem dirigido e sustentado, formando um ângulo de aproximadamente 45º em relação ao solo.

·         Animal ponteiro: atitude causada pela falta de confirmação do apoio na embocadura, onde o cavalo mantém o focinho apontado para frente, formando um ângulo da cabeça com o pescoço maior que 90º, ângulo este considerado o ideal.

·         Cavalo braceiro: animal que, quando olhado por frente durante a locomoção, apresenta voo dos membros anteriores lateralizados.

·         Animal profundo: equino que apresenta boa capacidade torácica, com altura de costado satisfatória. Essa altura é tomada do esterno ao dorso do animal.

·         Cavalo debruçado: postura corporal do animal onde este se apresenta com a frente baixa e membros anteriores atrasados (sobre si), depositando mais peso do que o normal nesses membros. Essa postura causa dificuldade de flexão e extensão dos anteriores. Esses animais tropeçam com frequência.

·         Engajamento: os membros posteriores, quando observados de lado, se exercitam abaixo da massa corporal do animal durante a locomoção. Se traçarmos uma linha da ponta da nádega até o solo, observamos que o animal movimenta os membros a frente dessa linha. O engajamento promove força e impulsão ao animal.

·         Animal diagramado:  cavalo que equilibra bem os apoios da marcha durante a locomoção, apresentando apoios diagonais, laterais e tríplices. Os tempos de apoios diagonais são maiores que os laterais e os tríplices.

·         Dissociação: falta de sincronia do voo do bípede diagonal. O anterior sai alguns segundos à frente do posterior oposto durante o avanço diagonal e automaticamente, aterrissa na frente. Essa característica é responsável pela ocorrência dos apoios da marcha.

·         Cavalo de tipo bom: cavalo de formas planas, com boas proporções lineares (medidas de cabeça = pescoço = dorso-lombo = garupa = espádua = perna), apresentando boa proporção antebraço-canela (antebraço maior que a canela) e boa proporção de altura de costado e altura do solo ao esterno (proporção 1:1,25).

·         Animal em atitude: postura corporal do animal durante a locomoção, onde este mantém a frente oblíqua, a nuca flexionada, com a cabeça formando um ângulo de aproximadamente 90º em relação ao eixo do pescoço e os posteriores engajados.