Marchador lidera o ranking de equinos no Brasil

A raça é a mais popular nas fazendas do país

  • Jornalismo ABCCMM
  • 10/01/2018
  • 16h30

A raça Mangalarga Marchador é a mais popular em todo o território nacional. O dado diz respeito ao último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base em pesquisas realizadas em 2016 e revela ainda que existem aproximadamente 5,58 milhões de equinos no país.

Os estados que lideram a criação são Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia, com, respectivamente, 13,7%, 9,6% e 8,6% do plantel nacional.

Já no que diz respeito ao Mangalarga Marchador, os estados mais representativos são Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Os cavalos são essenciais nas fazendas para a lida com o rebanho, se mostram excelentes parceiros em atividades de lazer e são exímios competidores em provas esportivas.

Como preferência nacional, o Mangalarga Marchador é conhecido por ser ágil, forte, vigoroso, dono de um temperamento dócil e ativo. É rústico, resistente a doenças e parasitas. Se destaca ainda por sua facilidade de adaptação a qualquer tipo de adversidade climática ou no terreno. Além disso, tem a capacidade de viajar longas distâncias sem se cansar, oferecendo muito conforto a quem monta.