Cláudio Sobral de Caiado Castro Júnior

Diretor Social

  • PAULA MAGALHÃES
  • 03/02/2026
  • 14h55

 

O Diretor Social da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) para a gestão 2026-2029 é o criador Cláudio Sobral de Caiado Castro Júnior.

Titular do Haras Guaratiba, localizado no município de Cachoeiras de Macacu, estado do Rio de Janeiro, Cláudio Caiado, como é amplamente conhecido, iniciou sua trajetória na criação do Mangalarga Marchador em 2014. Empresário, administrador e político, nasceu em 1976, na cidade do Rio de Janeiro. É casado e pai da Maria Carolina. Atualmente, exerce mandato de Deputado Estadual pelo Rio de Janeiro.

Formado pela Escola de Equitação do Exército é instrutor de Equitação e o primeiro civil a vencer a Copa de Saltos do Exército, montando um Mangalarga Marchador. Também é Campeão Carioca de Hipismo Clássico e Campeão Brasileiro de Hipismo Rural.

A paixão pelo Marchador é uma tradição familiar transmitida por gerações. Cláudio começou a criar por influência do pai, o criador Cláudio Sobral de Caiado Castro, fundador do Haras Guaratiba no ano de 1980. Agora, a filha Maria Carolina, com apenas oito anos de idade, já demonstra afinidade e entusiasmo pela raça. Segundo o pai, certamente ela também dará sequência à criação, que ele mesmo define como ‘vocação da família’.

Ao longo de sua trajetória, destaca-se também o período que exerceu a presidência da Associação dos Criadores do Cavalo Marchador do Estado do Rio de Janeiro (ACCMMERJ), nos anos 2003 e 2004.

O Mangalarga Marchador também recebe atenção especial em sua atuação na vida pública. Cláudio Caiado é um dos autores da Lei Estadual nº 10.787/25, que reconhece a criação do cavalo Mangalarga Marchador como atividade de relevante interesse social e econômico para o Estado do Rio de Janeiro.

Sobre a atuação na Diretoria Social da ABCCMM, destaca: “Este é um momento de olharmos para o futuro com responsabilidade e visão estratégica. O foco do trabalho é o pleno aproveitamento de todo o potencial de crescimento do Mangalarga Marchador, ampliando sua presença e relevância tanto no Brasil, como no cenário internacional. A união e a mobilização de todos são fundamentais nesse processo. Diretoria, associados e Núcleos precisam caminhar de forma integrada, alinhados por objetivos comuns e pelo compromisso com o desenvolvimento da raça, que já está consolidada no setor agropecuário brasileiro e tem todas as condições para se fortalecer cada vez mais.”