O 39º CBM Marcha Batida consolidou-se como um marco na valorização do Mangalarga Marchador, protagonista absoluto do campeonato. Durante sete dias, de 17 a 23 de novembro, o Parque da Gameleira recebeu 777 animais do andamento de marcha batida, de 342 expositores vindos de 14 estados do país, reunindo criadores e admiradores da maior raça de equinos da América Latina.
Organizado pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) e pelo Núcleo Mangalarga Marchador da Grande Belo Horizonte, o evento celebrou a tradição, a dedicação e a excelência da raça.
Com mais de dois séculos de história, o Mangalarga Marchador é uma raça tipicamente brasileira, originada no Sul de Minas Gerais pelo cruzamento de cavalos da raça Alter, da Coudelaria de Alter Chão (Portugal), com éguas da região. Atualmente, são aproximadamente 780 mil animais em todo o Brasil, que fomentam cerca de 40 mil empregos diretos e mais de 200 mil indiretos.
Para a presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez, “esse foi um grande evento, pela excelência do trabalho do nosso corpo técnico, pela qualidade e padrão dos animais apresentados, e por celebrar o encontro de tantos que se dedicam de corpo e alma ao Mangalarga Marchador”, destacou durante Cerimônia Oficial, realizada na noite da última sexta-feira (21/11).
Com este resultado, o 39º CBM Marcha Batida 2025 entra para a história, reafirmando a evolução, a força e a relevância da nossa raça.
Confira o resultado final:
Machos
Campeão dos Campeões de Marcha
Eclipse Surreal, exposição de José Mateus Lara, Haras Recanto da Fé, Piracema (MG)
Reservado Campeão dos Campeões de Marcha
Noturno da Diesel, exposição de Renata Cazzani de Carvalho, Haras Lotus Sagrado, Vassouras (RJ)
Fêmeas
Campeã das Campeãs de Marcha
Onegra da Muritiba, exposição de Renata Cazzani de Carvalho, Haras Lotus Sagrado, Vassouras (RJ)
Reservada Campeã dos Campeões de Marcha
Ucha Porteira Azul, exposição de Bruno Alyson de Lima Martins, Haras Creatore
Castrado
Campeão dos Campeões de Marcha
Kojak de Três Corações, exposição de Paula Carvalho Tavares, Haras Três Corações (MG)
Reservado Campeão das Campeãs de Marcha
Quebranto da Matrix, exposição de Renata Cazzani de Carvalho, Haras Lotus Sagrado