Marchador Fest na Gameleira

Noite de premiação celebrou os melhores do Ranking 2024

  • PAULA MAGALHÃES
  • 22/11/2025
  • 18h53

O Marchador Fest 2025, celebração anual que premia os destaques do ano hípico, aconteceu na noite desta sexta-feira, 21 de novembro, dentro da pista de Julgamentos do Parque de Exposições da Gameleira, palco principal das competições da raça.

A festividade integrou a programação do 39º Campeonato Brasileiro de Marcha Batida, que se estenderá até o domingo, 23 de novembro.

No início da solenidade, foi exibido um vídeo dedicado ao Mangalarga Marchador, a fonte de inspiração e o protagonismo de histórias que movem paixões.

Na sequência, os presentes acompanharam o discurso da presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez, que enfatizou o momento importante de celebração, bem como as conquistas alcançadas ao longo de quase quatro anos de gestão à frente da entidade.

Por vídeo, o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, anunciou o decreto que regulamentará o Passaporte Sanitário Equestre desenvolvido para facilitar o trânsito de animais e reduzir a burocracia, sem abrir mão do rigor sanitário e da rastreabilidade.

A iniciativa será formalizada na próxima terça-feira, assegura a manutenção dos padrões de segurança sanitária dos equídeos em Minas Gerais. Cada animal contará com identificação individual, que armazenará informações completas sobre seu histórico, incluindo dados de trânsito, vacinação, exames de Anemia Infecciosa Equina e movimentações anteriores. Assim, o passaporte funcionará como um verdadeiro registro de vida do animal, reunindo todas as informações sanitárias e de deslocamento em um único instrumento digital.

 

 

Premiação

O Ranking revelou os melhores animais da raça Mangalarga Marchador de Marcha Picada e Batida e ainda os melhores criadores, expositores, ranqueados do esporte, núcleos e leiloeiras.

 

Doping: reclassificações

Outo momento importante da cerimônia foi o anúncio da reclassificação dos animais participantes das categorias em que houve penalizações por doping na 41ª e na 42ª Exposições Nacionais.

Com a reclassificação, foram anunciados os seguintes campeões:

Nitroglicerina CCR: Campeã de Marcha Égua de Marcha Picada da 41ª Exposição Nacional. Criação: Cláudio Rossi e Exposição de Luís Guilherme Monteiro de Carvalho, Coudelaria Candelária.

Loucura da Pao Grande: Campeã de Marcha Potra Master de Marcha Batida da 41ª Exposição Nacional. Criação de Carla Maria Flores Ribas e Exposição de Fazenda Pao Grande LTDA.

Rainha Cristal PVB: Campeã das Campeãs Nacional de Marcha Batida da 41ª Exposição Nacional. Criação e Exposição de Pedro Venâncio Barbosa, Haras Cristal PVB.

Tigre da Várzea Bonita: Campeão de Categoria Potro Maior de Marcha Batida da 42ª Exposição Nacional. Criação de Oswaldo Rocha Mello Filho e Exposição De Thais Scafuto Rocha Mello, Haras Várzea Bonita.

Delrey do Funil: Campeão de Marcha Cavalo Castrado Sênior de Marcha Picada da 42ª Exposição Nacional. Criação de Alexandre de Arruda Ricardo e Exposição de Fernando Berlato de Camargo, Haras FBC.

Japa da Pil: Campeão de Categoria Potro Mirim da 42ª Exposição Nacional. Criação e Exposição de Roberto Paulo Leal Correa, Haras da Pil.

 

Para assistir à premiação, transmitida ao vivo pelo YouTube da ABCCMM, clique aqui.