Perfil

Júlio Rafael de Melo Pereira

  • FLÁVIA ZAGO
  • 15/03/2023
  • 12h17

Júlio Rafael de Melo Pereira tem 32 anos, é solteiro e natural de Curvelo (MG), mas reside atualmente em Brasília (DF). Médico veterinário é pós graduado em Equideocultura do curso Raças Marchadoras, pela Pontifícia Universidade Católica – PUC Minas e é mestre em Fisiologia do Exercício em Equinos, pela Universidade de Brasília – UNB. 

 

Mais novo integrante do Colégio de Jurados, possui no histórico boas recordações desde criança do convívio com os cavalos. Filho de apresentador da raça, ele cresceu acompanhando o pai por onde trabalhou. Uma época que Rafael recorda com amor.   

 

Ele conta que esses momentos ao lado do pai, deu a ele a oportunidade de adquirir experiência passando por todas a etapas relacionadas a lida diária com o Mangalarga Marchador, desde limpador de baias, tratador, domador até quando se tornou apresentador.

 

Na busca incessante por conhecimento, após formar em medicina veterinária, Rafael, como prefere ser chamado resolveu fazer mestrado em Fisiologia do Exercício em Equinos, oportunidade para atuar em pesquisas científicas com intuito de colaborar na evolução da raça. 

 

Estudioso e aplicado, o profissional passou por todas as etapas do processo seletivo. Segundo ele, um período gratificante que proporcionou a oportunidade na prática de interpretar a fundo o padrão racial do Mangalarga Marchador, além de avaliar, montar e comentar os animais durantes os eventos oficiais da raça. 

 

De acordo com o novo jurado, o período exigiu muito preparo e acima de tudo aprendizado. Para ele, tornar-se um membro efetivo do quadro técnico é a realização de um sonho, de um projeto de vida e de uma conquista não só dele, mas de todos os familiares e amigos que o apoiaram. “Fazer parte de um grupo seleto de jurados e grandes conhecedores do cavalo Mangalarga Marchador é uma honra indescritível e uma responsabilidade imensa visto que a raça está em um momento muito bom e de crescimento. Nosso papel é dar continuidade a essa evolução, embasado no padrão racial de forma coerente, imparcial e idônea”.   


“Certo do seu propósito, Rafael demonstrou persistência, experiência e alcançou com mérito todos os requisitos exigidos para um profissional do Colégio de Jurados. Comprovou conhecimento, característica que será usada nos julgamentos da raça. Sucesso a ele”. Henrique Machado, Supervisor e Superintendente do Serviço de Registro Genealógico. 


“Extremamente aplicado em todas as fases do concurso para jurados da raça, Rafael possui grande vivência no meio desde tenra idade, além de ser  bastante estudioso. Ele terá tudo para viver uma grande carreira como jurado do Mangalarga Marchador. A raça só tende a ganhar com mais esse profissional em seu quadro”. Carlos Augusto Sacchi, Coordenador do Colégio de Jurados. 


“Como um dos avaliadores neste último concurso para novos jurados, constatei que Júlio Rafael Pereira, um dos aprovados para ingressar no quadro demonstrou humildade, além de ser muito ponderado e seguro. Sempre envolvido com a raça, estudou com dedicação. Ao longo do processo expressou muito conhecimento e força de vontade em aprender e evoluir a cada dia. Acredito que por sua conduta, conhecimento e profissionalismo tem muito a contribuir com o corpo técnico”. Márcio Meirelles Leite, Coordenador Suplente do Colégio de Jurados.