A Cerimônia Oficial de Abertura da 39ª Exposição Nacional Ram do Cavalo Mangalarga Marchador, aconteceu na noite deste sábado, 23 de julho de 2022, na Pista Principal do Parque de Exposições da Gameleira em Belo Horizonte (MG).
O momento celebrou o retorno do Mangalarga Marchador ao seu palco maior e reuniu toda a Diretoria da ABCCMM, autoridades, criadores, usuários e fãs da raça. Todo o roteiro foi pautado na temática de “Uma História de Paixão”, mote do evento. O Hino Nacional e a trilha sonora do encontro foram executados, ao vivo, pela Orquestra de Viola Caipira de Sete Lagoas (MG).
Em seu primeiro discurso à frente da ABCCMM, durante uma Exposição Nacional, Cristiana Gutierrez, destacou a importância das fazendas históricas no cenário de formação da raça e no plantel atual. A presidente também pontuou conquistas para a raça durante os primeiros seis meses de Gestão e ressaltou a marca de 22 mil sócios ativos na entidade.
Na ocasião foram agraciados com placas e medalhas criadores, autoridades e demais pessoas que colaboraram com o desenvolvimento da raça no cenário do agronegócio nacional. Em homenagem póstuma, a entidade também reconheceu a colaboração daqueles associados que faleceram nos últimos anos. 
Nesta edição, foi inaugurada, ainda, a Medalha Rubens Caldas Pessanha, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelos técnicos na evolução do MM. A homenagem de Mérito Técnico da ABCCMM foi entregue à José Benjamim Bortolini de Matos. 
As fazendas históricas e o Museu Mangalarga Marchador, foram homenageadas com obras de arte da artista plástica Raquel Fernandes, que pintou à mão, quadros de nanquim com a fachada da sede de cada propriedade. 
Para encerrar a cerimônia, mais emoção. Exibido em projeção, o vídeo especialmente preparado para o momento, reafirmou a força do cavalo Mangalarga Marchador em qualquer momento da sua trajetória, seja no passado, no presente ou no futuro. O MM é uma paixão. 
Abaixo veja quem são os colaboradores Eméritos, Beneméritos e Grandes Cavaleiros da raça.  
 
Colaboradores Eméritos 
Antônio Pitangui de Salvo
Fábio Augusto Ramalho dos Santos
Ivan Machado
João Cruz Reis Filho 
João Inácio Ribeiro Roma Neto 
Maria Ilza Leal de Moura 
Robson Carlindo Santana Paes Loures 
Sophia Rondon Medeiros Baptista de Oliveira
Thales Almeida Pereira Fernandes 
Vicente de Araújo Neto 
Walfredo de Albuquerque Borborema Neto 
 
Colaboradores Beneméritos
Adalgiza Souza Carneiro de Rezende
Antônio Roberto Pereira 
Ronaldo Gomes Vilela 
Rodrigo Soares Pintado 
Rogério Bivar Simonetti 
 
Grandes Cavaleiros
Adolfo Géo Filho
Carlos Roberto Ribeiro Meirelles 
Daniel Figueiredo Borja 
Raul Junqueira de Araújo 
Roberto Fernando Duarte
 
Fazendas Homenageadas
Fazenda Tabatinga
Fazenda Angay
Fazenda Favacho
Fazenda Engenho de Serra
Fazenda Traituba
Fazenda Bela Cruz
 
Museu Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador