Abertura Oficial

Cerimônia celebrou a força do MM

  • PAULA MAGALHÃES
  • 23/07/2022
  • 21h50

A Cerimônia Oficial de Abertura da 39ª Exposição Nacional Ram do Cavalo Mangalarga Marchador, aconteceu na noite deste sábado, 23 de julho de 2022, na Pista Principal do Parque de Exposições da Gameleira em Belo Horizonte (MG).

O momento celebrou o retorno do Mangalarga Marchador ao seu palco maior e reuniu toda a Diretoria da ABCCMM, autoridades, criadores, usuários e fãs da raça. Todo o roteiro foi pautado na temática de “Uma História de Paixão”, mote do evento. O Hino Nacional e a trilha sonora do encontro foram executados, ao vivo, pela Orquestra de Viola Caipira de Sete Lagoas (MG).

Em seu primeiro discurso à frente da ABCCMM, durante uma Exposição Nacional, Cristiana Gutierrez, destacou a importância das fazendas históricas no cenário de formação da raça e no plantel atual. A presidente também pontuou conquistas para a raça durante os primeiros seis meses de Gestão e ressaltou a marca de 22 mil sócios ativos na entidade.

Na ocasião foram agraciados com placas e medalhas criadores, autoridades e demais pessoas que colaboraram com o desenvolvimento da raça no cenário do agronegócio nacional. Em homenagem póstuma, a entidade também reconheceu a colaboração daqueles associados que faleceram nos últimos anos.

Nesta edição, foi inaugurada, ainda, a Medalha Rubens Caldas Pessanha, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelos técnicos na evolução do MM. A homenagem de Mérito Técnico da ABCCMM foi entregue à José Benjamim Bortolini de Matos.

As fazendas históricas e o Museu Mangalarga Marchador, foram homenageadas com obras de arte da artista plástica Raquel Fernandes, que pintou à mão, quadros de nanquim com a fachada da sede de cada propriedade.

Para encerrar a cerimônia, mais emoção. Exibido em projeção, o vídeo especialmente preparado para o momento, reafirmou a força do cavalo Mangalarga Marchador em qualquer momento da sua trajetória, seja no passado, no presente ou no futuro. O MM é uma paixão.

Abaixo veja quem são os colaboradores Eméritos, Beneméritos e Grandes Cavaleiros da raça.  

 

Colaboradores Eméritos

Antônio Pitangui de Salvo

Fábio Augusto Ramalho dos Santos

Ivan Machado

João Cruz Reis Filho

João Inácio Ribeiro Roma Neto

Maria Ilza Leal de Moura

Robson Carlindo Santana Paes Loures

Sophia Rondon Medeiros Baptista de Oliveira

Thales Almeida Pereira Fernandes

Vicente de Araújo Neto

Walfredo de Albuquerque Borborema Neto

 

Colaboradores Beneméritos

Adalgiza Souza Carneiro de Rezende

Antônio Roberto Pereira

Ronaldo Gomes Vilela

Rodrigo Soares Pintado

Rogério Bivar Simonetti

 

Grandes Cavaleiros

Adolfo Géo Filho

Carlos Roberto Ribeiro Meirelles

Daniel Figueiredo Borja

Raul Junqueira de Araújo

Roberto Fernando Duarte

 

Fazendas Homenageadas

Fazenda Tabatinga

Fazenda Angay

Fazenda Favacho

Fazenda Engenho de Serra

Fazenda Traituba

Fazenda Bela Cruz

 

Museu Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador