Leilões presenciais

Remates voltam a ser tendência

  • FLÁVIA ZAGO
  • 12/03/2020
  • 12h18

O ano de 2020 começou com ótimas notícias para a raça Mangalarga Marchador. O mercado continua aquecido na comercialização e novos criadores surgem em todos os estados.

O ano também começou positivo nas exposições e concursos de marcha. As especializadas recebem números significativos de participantes com animais competitivos e bem treinados. E isso é um bom sinal.

O mercado prevê ótima liquidez. Para 2020, projeta-se a volta dos leilões presenciais com a participação de grandes criatórios sob a chancela da Associação.

Recentemente, por meio das redes sociais oficiais da ABCCMM, o presidente Daniel Borja pronunciou a respeito da importância do retorno destes eventos para a pujança da raça. Animado e confiante para a expansão do mercado, ele saudou, agradeceu os criadores investidores e lembrou a todos da agenda do primeiro semestre.

De acordo com Daniel, os pregões presenciais são ótimas oportunidades para rever amigos e fazer negócios. “ A adrenalina dos lances e a possibilidade do comprador ver o animal de perto são fatores importantes deste tipo de evento. Resgatar os valores destes encontros é de grande valia para a raça. O giro promovido pela comercialização estimula a criação e a contribuição do Marchador para o agronegócio nacional”, enfocou.

Saldo positivo

Segundo o presidente da Associação, Daniel Borja, a análise de documentos feitas anualmente é fundamental para atestar a projeção do Mangalarga Marchador. “Por meio da tramitação das transferências, cobrições, nascimentos e resenhas conseguimos ver a aceleração do nosso mercado”, comentou.  

O saldo positivo levantado pela movimentação das transferências de animais entre os criatórios (divulgados aqui pelo portal em fevereiro) comprova a pujança da raça na economia. Em 2019, o SRG movimentou 20.280 transferências, sendo 1.399 documentos a mais que em 2018.

O SRG contabilizou no ano passado crescimento de 7 % nas cobrições. Em 2019, foram 60.735 cobrições, sendo 3.989 a mais que em 2018, que fechou com 56.746.

Os nascimentos também surpreendem. Em 2019, a ABCCMM registrou 40.242 novos animais, 3.660 exemplares a mais que em 2018, crescimento correspondente a 10%.

Aumento observado também das resenhas feitas entre 2018/2019. As provisórias tiveram saldo de 6,5% e as definitivas de 9,7% .

A variação positiva observada deste comparativo demonstra que a compra e venda de animais estão aquecidas. Para se ter uma ideia, em 2019, os leilões chancelados pela ABCCMM arrecadaram total de R$151.736.612,53.

 

Acompanhe a agenda de todos os leilões do Mangalarga Marchador aqui pelo portal.