CDT: Ano Hípico 2019/2020

Medidas Aprovadas

  • PAULA MAGALHÃES
  • 12/08/2019
  • 18h12

 

O Conselho Deliberativo Técnico da ABCCMM, aprovou novas resoluções para o Ano Hípico 2019/2020.  Veja abaixo as medidas aprovadas:

- Oficialização do Campeonato Campeão dos Campeões de Marcha Jovens

O título já é concedido nos últimos anos nas Exposições Nacionais da Raça e realizado em muitos eventos de forma extraoficial. O CDT aprovou a oficialização por entender que a medida pode fomentar os eventos da raça por todo o Brasil.

Não haverá um novo julgamento, apenas o título concedido de forma direta pelo julgamento normal da marcha do Campeonato da Raça dos animais jovens. A pontuação para o Ranking será a mesma dos animais adultos, ou seja, 20 pontos para os campeões, 17 para os reservados e 14 para o primeiro prêmio.

-Inversão de Itens de Avaliação da Marcha

A ordem de avaliação dos itens da Marcha passa a ser:

1-Gesto de Marcha

2-Comodidade

3-Adestramento (*)

4-Estilo (*)

5-Rendimento

6-Regularidade

(*) Estilo e Adestramento, embora tenham relação muitas vezes direta, se invertem dando ao árbitro uma ferramenta a mais para que animais naturais tenham sua avaliação priorizada. Paralelamente, a valorização do Adestramento ganha reforço.

- Caudas Naturais

Os animais apresentados com a cauda bloqueada perderão uma posição em relação à que teriam caso o artifício não fosse utilizado. A medida é o primeiro estágio de penalização à esta prática abusiva. A partir do próximo Ano Hípico (2020/2021) animais nessas condições (cauda bloqueada) não serão admitidos em Julgamentos.

-Cascos

Para o Ano-Hípico atual, os Técnicos de admissão de pista apenas anotarão a quantidade de animais que, inspecionados, apresentem desproporcionalidade entre os cascos dos anteriores e dos posteriores. Em função do conhecimento a respeito da incidência do problema, caso entenda-se necessário, no próximo Ano Hípico, quando na avaliação visual for constatada diferença maior que a fisiológica, ocorrerá a medição para averiguação. Em caso de desproporcionalidade maior que a permitida, o animal será impedido de acessar a pista de Julgamentos.  

 

Carlos Augusto Sacchi - ENA – 08/08/2019