Palestra Ergometria da Sela

Último encontro desta Nacional

  • PAULA MAGALHÃES
  • 28/07/2018
  • 15h24

 

Encerrando com chave de ouro a série de palestras desta 37ª Exposição Nacional do Mangalarga Marchador, o auditório do IMA, recebeu a Palestra Ergometria da Sela, proferida por Luciana Kratschemer, médica veterinária, quiropraxista e especialista em Ergometria de Sela.  

O encontro tratou a importância da sela para o conforto do cavalo e do cavaleiro, destacando sempre o bem-estar como uma das prioridades do trato com os cavalos. Luciana demonstrou ao público presente como reconhecer os sinais de que a sela usada está inadequada e provocando danos a saúde do animal. 

Como dicas aos criadores e treinadores a veterinária, enfatizou, ainda, a importância de observar o animal, destacando suas características morfológicas e então buscar a sela que melhor se adequa ao corpo do animal, bem como, o de seu cavaleiro. Outra forma de reconhecimento é por meio das marcas deixadas, segundo a palestrante, a pelagem sofre alteração da cor natural, além dos casos mais graves como feridas e deformidades musculares.

Na ocasião, ainda foram mostrados os pontos mais prejudiciais do uso da montaria incorreta, como lesões na coluna, compressão dos órgãos, e também, alterações no andamento, problemas que segundo a especialista podem ser irreversíveis. 

Como sugestão para os criadores com muitos animais, Luciana sugeriu separar as selas por lotes, respeitando sempre as características físicas dos animais, selas para os potros, para os garanhões, para matrizes e assim por diante.