Informativo Semanal

Por Dentro da Raça

  • NACIONAL
  • 08/10/2015
  • 14h56

POSTADO POR ABCCMM EM SEXTA-FEIRA, 10/10/2014

 

MM e Victor Dzenk

    A coleção Outono/Inverno do estilista Victor Dzenk inspirada no Mangalarga Marchador foi apresentada aos lojistas durante o tradicional evento de moda Minas Trend Preview, que aconteceu de 7 a 10 de outubro de 2014, no Expominas, em Belo Horizonte (MG). 

    Criado para fomentar as vendas da indústria de moda mineira, o Minas Trend, tem com objetivo mostrar em primeira mão as tendências da moda. Visto como um importante espaço de geração de negócios, o evento promove o intercâmbio de conhecimento e a integração de profissionais, estimulando assim o crescimento e a organização do setor de moda mineiro.
    Em um espaço exclusivo no saguão principal, Victor lançou as peças que serão hits do inverno 2015. Predominam os tons fortes, terrosos e estamparias. 
    As roupas insinuam em detalhes o universo da raça, principalmente na influência das cores dos tecidos. Os acessórios, que também remetem aos adereços utilizados no mundo equestre, também ganham primor e sofisticação completando os looks. 
    Bem prestigiado, Dzenk confirma que esta coleção foi uma das mais elogiadas de sua carreira. Ele informou que será com os cavalos a sua estreia na passarela do São Paulo Fashion Week, em 3 de novembro de 2014. 
    Disse ainda que está muito feliz com a parceria feita com a ABCCMM. Comentou que o fato de ser do Estado e por estar representando uma raça de cavalos tipicamente de Minas Gerais e acima de tudo brasileira é uma honra para ele. “Queremos que o espectador mergulhe numa atmosfera em que será surpreendido pelo mundo do Mangalarga Marchador, com toda sofisticação”, concluiu.  
    O estilista lembra que no desfile de São Paulo haverá peças que levam movimento, elasticidade e tecidos clássicos. Tudo muito bem pensado para atender o universo feminino.
     “A mensagem que vamos passar, associada à imagem do cavalo, além da liberdade, é a força que também encontramos nas mulheres. Queremos causar o mesmo impacto da marcha, com o desfilar das modelos. Vamos usar todos estes contrapontos para chegarmos à passarela do São Paulo Fashion Week e causar a melhor impressão possível. Aguardem!”, anunciou Dzenk.      
    A coleção inspirada no Mangalarga Marchador chegará às lojas em fevereiro de 2015. 
    

Arte em bronze
    Após o sucesso da exposição Felinos em Movimento na Nacional 2014, a artista plástica Vânia Braga, irá investir o seu talento nas esculturas de cavalos.
    Ela criou para Victor Dzenk peças em bronze reconstituído, para ser a lembrança que será entregue à imprensa por ocasião do desfile do estilista mineiro no São Paulo Fashion Week. 
    Vânia informou que os cinco dias que passou na Casa do Criador durante a Nacional, no Parque da Gameleira, foram extremamente importantes para ela entender o universo do Mangalaga Marchador. “Essa parceria vai acrescentar e enriquecer muito o meu trabalho. Houve uma simbiose muito interessante entre os envolvidos no projeto”, concluiu.  
 

Marchador Fest

    Para o VI Marchador Fest, que acontecerá em 8 de novembro de 2014, na Associação Catarinense de Medicina é importante que os dados do associado, e de seus dependentes (esposa e fihos), estejam atualizados na ABCCMM.
    O credenciamento será baseado nestas informações cadastrais. Quem ainda não fez poderá fazê-la por intermédio dos e-mails cadastro@abccmm.org.br ou juliane@abccmm.org.br ou pelos telefones (31) 3379-6109 ou (31) 3379-6119.
    O convite virtual e e-ticket serão encaminhasos em breve ao associado titular, através do e-mail cadastrado na ABCCMM, contendo todas as informações e procedimentos necessários.  
  
 

Leilões

    Os Leilões Magia da Ilha integrarão a programação do VI Marchador Fest. O primeiro, de embriões, acontecerá na quinta-feira, 6 de novembro, às 21 horas, no Il Campanário. O de animais será sexta-feira, 7 de novembro, às 21 horas na Associação Catarinense de Medicina. 

 

PBR

            O Mangalarga Marchador participará de 22 a 26 de outubro de 2014, da ultima etapa do Professional Bull Riders Built Tough Ford Series (PBR), que acontecerá em Las Vegas (EUA).
As apresentações dos animais estão marcadas para os dias 22 de outubro e 26 de outubro, na arena principal, no intervalo da competição.
 Durante todo o evento, haverá Test Ride com quatro animais da raça para os visitantes. O teste acontecerá no espaço Fanzone, um local destinado para as marcas que patrocinam o PBR. 
O Mangalarga Marchador será a única raça de cavalos que participará do evento, que tem como estimativa público de 19 mil pessoas por noite. A iniciativa faz parte do trabalho de promoção internacional do cavalo nacional nos EUA através do convênio entre ABCCMM e Apex-Brasil. 

 

Workshop Bragança Paulista

    O terceiro Workshop que discutirá as mudanças no Estatuto da ABCCMM acontece neste sábado, dia 11/10/14, em Bragança Paulista (SP), onde ocorre neste final de semana a XXXIII Exposição Estadual de São Paulo do Cavalo MM. O objetivo do encontro é discutir as propostas de revisão do Estatuto da entidade, elaboradas pelos professores Mércio Rosa e Adriana Levy, da Fundação Dom Cabral, em conjunto com a Comissão de Reforma Estatutária. 
    O primeiro encontro foi realizado em Limoeiro (PE), dia 27 de setembro, seguido de Belo Horizonte, dia 6 de outubro. Os encontros ocorrerão ainda em Salvador, dia 18 de outubro e Rio de Janeiro, dia 1º de novembro.

 

Congelamento de material genético segue regras


     Tendo em vista o crescente aumento na utilização do processo de congelamento de sêmen e embriões por diversos associados, o SRG da ABCCMM faz lembrar que algumas regras básicas devem ser observadas e seguidas antes de tal prática. As regras constam no Regulamento de Registro e devem ser obedecidas para evitar transtornos. 
O Regulamento do SRG e a Instrução Normativa do MAPA constam no Capítulo VIII “Das Cobrições e dos Métodos de Reprodução”. De acordo com o Regulamento, poderão ser usados o sêmen, embrião "in natura" - a fresco -, resfriado ou congelado. A utilização de ambos para fins comercias fica sob regulamentação própria do MAPA. 

Necessário veterinário credenciado

Para o uso particular do proprietário do doador(a) como reserva genética, a prática poderá se feita em laboratórios particulares, desde que os congelamentos sejam executados por veterinário credenciado pela ABCCMM. Ele ainda deverá informar à entidade o número de embriões congelados, data da coleta, nome e número de registro da doador(a). O veterinário responsável pela coleta e congelamento de sêmen terá também que informar à Associação o número de palhetas congeladas, a data da coleta, o nome e número do doador. 

A não permissão de tais práticas

Não será permitido o congelamento de sêmen e/ou embriões de animais que estejam envolvidos com qualquer tipo de processo ou suspeita de irregularidade na Associação. Também não será permitida a utilização de sêmen congelado de animais que morreram sem o devido esclarecimento de processos e ou suspeitas de irregularidade na ABCCMM. 
A inseminação artificial e a transferência de embrião passaram a ser admitidas a partir de 15 de dezembro de 1994 na ABCCMM, que cobra emolumento específico pela comunicação de cobrição por métodos reprodutivos artificiais.

MMTV

       O MMTV desta semana, edição 262, traz a cobertura jornalística do trabalho de seleção do Haras JFS, de José Félix, de Limoeiro (PE). Destaque também para a 27ª Exposição Regional de Brasília (DF) e Exposição Especializada de Betim (MG). A importância da odontologia equina é o artigo técnico da semana. Para fechar, os vídeos do MMTV mais assistidos no Youtube em setembro. Bom programa para todos.