Contagem Regressiva

Festa premiará os melhores do Ranking da raça Mangalarga Marchador

  • Bernardo
  • 18/10/2016
  • 20h51

Daniel Borja, presidente da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), e toda a Diretoria da entidade comemoraram os números da 35ª Exposição Nacional do Mangalarga Marchador, realizada de 13 a 23 de julho de 2016, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte (MG). O evento, primeiro da nova gestão que assumiu mandato no início do ano, bateu todos os recordes e comprovou que neste segmento não há crise.

 Para celebrar o bom momento vivido, a maior associação de criadores de cavalo da América Latina prepara para novembro, a oitava edição do Marchador Fest. Conhecido como Oscar da Raça, o Marchador Fest, acontecerá em 19 de novembro de 2016, no shopping Vitória, na capital capixaba.

A festa marca o encerramento do calendário anual de atividades da raça Mangalarga Marchador. Momento de confraternização, o evento tem como objetivo valorizar criadores, profissionais e personalidades que se destacaram ao longo do último ano hípico, além de fortalecer laços de amizade entre os criadores e promover negócios. 

De caráter itinerante, a festa já foi realizada em Arraial D´Ajuda (Bahia), Nova Lima (Minas Gerais), Belo Horizonte (MG), Caxambu (MG), Salvador (Bahia), Florianópolis (SC) e Rio de Janeiro (RJ). 

A expectativa para essa edição não poderia estar melhor, é o que garante Daniel Borja. “Estamos otimistas com a realização de mais um acontecimento de sucesso da raça Mangalarga Marchador.  Trata-se de uma festividade muito importante para os criadores. É um momento de reconhecimento, homenagens e premiações aos colaboradores e personalidades que contribuem para a divulgação e expansão do Mangalarga Marchador. Estou entusiasmado e convicto que será sucesso”, informou.

A novidade da edição será o novo formato da cerimônia com mais dinamismo e interação com o público. 

 

Atrativos

 

A 30ª edição Campeonato Brasileiro de Marcha Batida (CBM), a 9ª Exposição do Criador e a 26ª Exposição Estadual do Mangalarga Marchador serão atrações da festividade. Os campeonatos acontecerão de 13 a 19 de novembro de 2016, na Arena Mangalarga Marchador, local que será exclusivamente montado e instalado no Shopping Vitória.

Para Daniel, o CBM também é um grande acontecimento da raça que merece atenção especial, principalmente por ele completar em 2016, a sua terceira década de história. “Estamos trabalhando com carinho na organização de todo o evento. Investimos em estrutura e conforto aos associados e visitantes”, concluiu.  

O Campeonato Brasileiro de Marcha Batida foi lançado durante a gestão do presidente Aristides Mário Rache Ferreira. Na época, as etapas classificatórias para o CBM aconteciam juntamente às exposições regionais. A final da competição era em Belo Horizonte, durante a Exposição Nacional.

A capital mineira sediou o evento até 2004. Em 2005, uma exceção, a disputa foi realizada em Brasília (DF). No ano seguinte, Belo Horizonte retomou como o palco da prova.

 O CBM voltou com o seu lado itinerante em 2007 ao ser realizado em Campos (RJ). Por consagrar animais de todo o Brasil, a disputa tornou-se a segunda maior da raça Mangalarga Marchador.

Fizeram parte do roteiro do campeonato de Marcha Batida, as cidades de Ribeirão Preto/SP (2008), Recife/PE (2009), Varginha/MG (2010), Pará de Minas/MG (2011), Jacareí/SP (2012), Salvador (2013), Florianópolis/SC (2014) e Rio de Janeiro/RJ 2015.

 

Bons negócios

 

Estão programados dois leilões de elite, sendo o de embriões, na quinta-feira (17 de novembro) e o de animais, na sexta-feira (18 de novembro). Os remates serão oportunos para o fomento da raça, garante Daniel.