A série especial da ABCCMM “Tradição se Honra, Legado se Constrói”, que será exibida até o início da 42ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, exibe o seu segundo episódio.
Em pauta o Programa de Capacitação do Colégio de Jurados da entidade, iniciado em 2022, como parte de uma sequência de ações adotadas pela Diretoria da ABCCMM para o aprimoramento dos profissionais que atuam na raça.
Em cada encontro, sempre ministrados por especialistas, alguns divididos em duas turmas, os jurados puderam aprofundar o conhecimento sobre aspectos relevantes para o MM, como: Prova Funcional, Morfofunção, Equitação, Prova Funcional, metodologias e critérios de julgamentos - tanto de Marcha como de Morfologia, naturalidade e bem-estar animal e outras diretrizes presentes no julgamento, seleção e evolução da raça.
Todo o conhecimento adquirido pelos jurados tem sido colocado em prática nas exposições, copas de marcha e nos cursos oficiais da ABCCMM. Os impactos desse programa de capacitação do Colégio de jurados são visíveis tanto dentro da pista quanto fora dela.
O criador Euber de Vasconcelos, do Haras Cinco E, comentou os avanços que tem percebido: “Entre nós, criadores, há um consenso de que os julgamentos estão mais alinhados e bem direcionados. Notei uma padronização na montada, no tempo de montada e no percurso feito pelo árbitro. Isso tem dado resultado, porque quando existe padronização, há mais segurança – e tudo que é padronizado fica mais fácil de acertar.”
Um dos avanços mais notáveis trazidos pelo programa de capacitação é a padronização e a uniformização das avaliações nas pistas. Para o jurado Victor Andrade, os encontros coletivos promovidos pela ABCCMM tiveram papel fundamental nesse processo: “Normalmente, julgamos sozinhos ou, no máximo, com mais um colega. Com esses encontros, que aconteceram praticamente todos os meses, tivemos a chance de discutir conceitos, trocar experiências, falar sobre o Padrão Racial e alinhar pontos importantes. Isso fez toda a diferença para levarmos mais coerência e consistência aos julgamentos nas pistas”, destacou.
Cabe dizer que, após os eventos oficiais realizados pela Associação: Exposição Nacional, Campeonatos Brasileiros de Marcha (Batida e Picada) e Exposição Brasileira do Criador, passaram a acontecer debates contextualizados naquelas avaliações que acabaram de acontecer.
Aprimoramento como prioridade
A presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez, reforça que o aprimoramento técnico tem sido uma prioridade da atual gestão. Segundo ela, o investimento no Colégio de jurados sempre esteve entre os principais compromissos da diretoria.
“Desde o início da nossa gestão, tivemos uma atenção especial voltada ao nosso corpo técnico, em especial ao Colégio de Jurados. Iniciamos um trabalho com o objetivo de consolidar e multiplicar todo o conhecimento construído por um grupo extremamente experiente, ao mesmo tempo em que acolhemos e capacitamos novos jurados que passaram a integrar esse time de excelência”, afirmou.
Clique aqui e assista ao segundo episódio da série “Tradição se Honra, Legado se Constrói, voltado para o aprimoramento técnico do Colégio de Jurados da ABCCMM.