Produção e resultados

Balanço do mês

  • PAULA MAGALHÃES
  • 01/11/2023
  • 18h13

A raça Mangalarga Marchador pode comemorar os resultados obtidos no último mês. As qualidades da raça despertam cada vez mais o interesse de novos adeptos. 

Hoje a ABCCMM contabiliza, 23.449 associados, sendo deste total 257 novos sócios em outubro, sendo, 398 associados a mais que no mesmo período em 2022. 

O mês engrenou com importantes acontecimentos. Destaque para o início das aulas do Programa de Formação Por Competência que trabalha no incentivo da mão de obra, uma parceria da ABCCMM e SENAR/FAEMG.  

A retomada de competições importantes como a Expo Especializada de Belém/ II Etapa do Circuito Nordestino; a Expo Especializada de Paracatu (MG) e a promovida pelo Núcleo C.C.M.M. do Extremo Sul da Bahia (Teixeira de Freitas), foram fatos marcantes de outubro, bem como a reativação destas importantes regiões de fomento.

Em outubro foram 43 eventos e acumulado de 305, sendo 14 a mais que no mesmo período de 2022.   

Ainda na vertente de competições, no início do mês, a Diretoria da ABCCMM apresentou levantamento de dados de 2019 a 2023, que demonstraram um comparativo de evolução em números da quantidade de Exposições, Copas de Marcha, Regionais, animais e expositores (vide matéria publicada, clique aqui).

O Serviço de Registro Genealógico (SRG) também teve boa movimentação com as 7491 comunicações diversas, entre elas nascimentos, transferências, cobrições, que totalizam no acumulado de 2023, 105.280 comunicações diversas. 

A tramitação dos documentos foi também o reflexo das vendas diretas e indiretas entre os criadores. Para incentivar a comercialização segura, a  ABCCMM lançou em outubro uma campanha de conscientização aos associados através de uma cartilha online que traz explicações pontuais da importância da chancela dos leilões, além de um tutorial que ensina a conferência da situação dos lotes ofertados. 

Iniciativas de apoio ao conhecimento também foram ações adotadas no mês. Em outubro aconteceu gratuitamente mais um curso Módulo I para Criadores do Mangalarga Marchador Para Todos, aos sócios contribuintes que ingressaram na ABCCMM a partir de 1 º de março de 2023. 

Com participação efetiva de cavaleiros e amazonas nos eventos do Esporte, o Marchador comprova o seu potencial de agregar valor além das pistas. O destaque de outubro ligado ao departamento foi a divulgação das resoluções para o setor que amplia condições aos competidores. 

O mês fecha com o anúncio do novo Regulamento com redação que inclui a metodologia de julgamento, novas categorias e a criação do Ranking Nacional de Provas Sociais.