Capacitação profissional : PUC e ABCCMM

Equideocultura raças Marchadoras

  • FLÁVIA ZAGO
  • 05/07/2023
  • 10h48

O Instituto de Educação Continuada IEC-PUC Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) e a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador anunciam a retomada da parceria na realização do curso de especialização Equideocultura: Raças Marchadoras.

 

A iniciativa é resultado de mais uma ação da Diretoria que estimula o conhecimento e aprimoramento profissional.  

 

O curso é uma oportunidade de aprendizado e formação para profissionais com nível superior em Medicina Veterinária e Zootecnia e tem como objetivo formar especialista nas raças de cavalos marchadores, com conhecimentos técnicos atualizados e ampla capacidade de atuar nos diversos setores da equideocultura brasileira.

 

Com carga horária de 488 horas/aula, o curso começará em setembro de 2023 e se estenderá até dezembro de 2024. As inscrições para os interessados estão abertas e podem ser feitas por meio do link abaixo.

 

De acordo com o superintendente do Setor de Registro Genealógico da ABCCMM, Henrique Machado, a capacitação será uma oportunidade de preparar com conteúdo de qualidade os profissionais do meio que desejam aprimorar conhecimentos na área da Equideocultura das raças Marchadoras.

  

Dentro da grade curricular, os alunos terão aulas de anatomia dos equinos (evolução, comportamento, anatomia); ezoognósia (cronometria dentária, pelagens); produção de equinos (melhoramento genético, nutrição, produção); treinamento e condicionamento (fisiologia do exercício, treinamento do cavalo atleta); análise morfofuncional dos equinos (morfometria e biomecânica) e preparação funcional (podologia, estudo das claudicações, aparação de cascos, ferrageamento e doma), além das atividades optativas.

 

 As aulas teóricas acontecerão na sede do Instituto de Educação Continuada (IEC) da PUC e as práticas em criatórios/haras de raças marchadoras localizados próximos a BH

  

“O Curso de especialização em Equideocultura: raças marchadoras está em sua terceira turma e será realizado novamente através da parceria de sucesso entre o IEC-PUC Minas e ABCCMM. O curso aborda todos os temas relacionados à criação, seleção, treinamento e preparo de equinos marchadores, com ênfase na raça Mangalarga Marchador. O maior objetivo é capacitar com excelência os profissionais que trabalham na equideocultura, formando um especialista em cavalos marchadores, com conhecimentos técnicos-científicos atualizados e aprofundados. É uma verdadeira imersão no universo da marcha”. Tiago de Resende Garcia, coordenação do curso.

 

As inscrições estão abertas. Para mais informações, clique aqui.