Conheça as definições

Mudanças para o Ano Hípico 2022/2023

  • FLÁVIA ZAGO
  • 16/08/2022
  • 14h38

As provas esportivas integram cada vez mais o calendário do Mangalarga Marchador. Para o ano hípico 2022/2023 que começou logo após a Nacional, algumas definições foram feitas para incrementar a atividade.

A categoria Aberta (masculino e feminino) está livre para todos os competidores maiores de 16 anos. Quanto aos animais, poderão participar das competições oficiais aqueles registrados em definitivo na Associação e com idade mínima de 39 meses completos, conforme o Regulamento Geral para Eventos da ABCCMM.

O animal poderá dar duas passadas em cada categoria desde que com competidores diferentes; limitado a seis passadas em cada modalidade.

Para pontuação do animal no Ranking será considerado apenas o menor tempo de cada modalidade. Porém, para premiação serão consideradas as duas passadas.

Para os competidores, eles poderão montar em número ilimitado de animais em uma mesma prova, nas modalidades permitidas. Para pontuação no Ranking e premiação será considerado apenas o menor tempo de cada modalidade.

Vale ressaltar, que competidores podem participar em apenas uma categoria sendo sempre franqueada a participação na Categoria Aberta, para maiores de 16(dezesseis) anos, desde que seja realizada nova inscrição.

Fica definido para os arreamentos e embocaduras a liberação do uso de Martingal. 

Para valorizar o criador, o animal e priorizar os que utilizam o animal de seu criatório nos esportes da raça, foi criado um Ranking Geral do Esporte independente e sem relação com os atuais Ranking da raça.

Todas as modalidades esportivas serão pontuadas em função do número de conjuntos envolvidos na prova. Vide Tabela de pontos. 

 Clique aqui