Saúde dos Cascos

Atenção ao período de chuvas

  • PAULA MAGALHÃES
  • 01/02/2022
  • 15h54

Em continuação ao conteúdo sobre o manejo com os cascos, confira abaixo as orientações deixadas pelo especialista.

Nos períodos chuvosos, a manutenção dos cascos se faz ainda mais necessária. Os criadores devem evitar que os animais permaneçam por longos períodos em áreas alagadas, já que o excesso de umidade fragiliza as paredes e propicia o aparecimento de infecções fúngicas e bacterianas. Para o médico veterinário Luiz Gustavo, a utilização de selantes deveria ser um hábito entre os criadores, “Uma ou duas vezes por semana, quando soltar os animais nos piquetes passar os selantes para o casco, esses produtos são a base de cera, como parafina e isolam o casco do excesso de umidade. Eles devem ser aplicados apenas na muralha e na sola, não se aplica na banda coronária ou na ranilha”, informa.

O profissional enfatiza que, ambientes úmidos são propícios para o surgimento de infecções nas ranilhas, que devem estar sempre limpas, pois o excesso de umidade, acúmulo de impurezas (lamas, fezes, restos de alimentos e etc.) e a falta de higienização levam ao aparecimento de microrganismos e consequentemente, ao amolecimento, inflamação, mau cheiro e até o apodrecimento. Para os animais estabulados, os criadores e tratadores devem ficar ainda mais atentos em relação à higienização das baias, camas sempre limpas e secas, bem como a limpeza diária dos sulcos da ranilha e casqueamento adequado.

Enfermidades: desconforto e preocupação

Popularmente chamada de Aguamento, a Laminite é um dos mais graves problemas a atacar os equinos e ocorre quando a circulação do sangue nos membros é insuficiente levando à inflamação dos cascos, causando, além de muita dor para o animal, a perda de partes do casco ou outros danos ainda mais severos e irreversíveis. Para prevenir e tratar a laminite é muito importante dar atenção à alimentação fornecida ao animal, já que o desequilíbrio nutricional é uma de suas principais causas. 

No caso das rachaduras, o principal motivador é a exposição frequente a superfícies agressivas ao casco (concreto, pedras, asfalto), podendo ocasionar prejuízos irreparáveis. O Sapinho é uma infecção bacteriana causada principalmente por umidade excessiva no habitat dos animais, portanto precisa de atenção especial nas estações chuvosas. Já os cascos secos são frágeis, e facilitam o aparecimento de rachaduras.

Fique conectado e confira no próximo post as dicas de manejo para prevenção de danos.  Não perca!