Placentite Equina

Inflamação ocorre com frequência

  • PAULA MAGALHÃES
  • 08/03/2021
  • 14h58

Período de expectativas e também de muita cautela, a prenhez exige dos criadores um reforço nos cuidados dispensados as fêmeas da tropa, pois complicações gestacionais podem surgir a qualquer tempo.

E um dos desafios mais comuns para os envolvidos é a Placentite, uma inflamação da membrana que envolve o feto e também é responsável, dentre outras coisas, pela troca metabólica entre mãe e filho. Com o intuito, de sempre auxiliar nossos criadores em suas rotinas de criação, disponibilizamos abaixo algumas informações sobre esta enfermidade.

Causas

Fungos

Bactérias

Coices ou outras infecções por traumas

Outras doenças existentes na progenitora

Principais sinais:

Nem sempre são perceptíveis a olho nu, alguns são detectados apenas por exames mais detalhados. Mas alguns indícios apresentados são:

Corrimentos

Relaxamento cervical

Desenvolvimento prematuro do úbere (com ou sem lactação)

Parto prematuro

Aborto

Identificação: 

Por nem sempre apresentar sinais visíveis num primeiro momento, a identificação do problema pode acontecer tardiamente. Por isso, o monitoramento frequente da gestante será essencial. Auxiliam na identificação:

Exame Clinico

Exame laboratorial

Ultrassonografia

Palpação

Ultrassonografia transretal

Tratamento

Mesmo tratada de forma adequada, a placentite pode provocar morte fetal, danos permanentes à saúde e ao desenvolvimento do potro, bem como o comprometimento da qualidade reprodutiva da égua para gestações futuras.

O tipo de medicação e a dosagem ministrada serão definidos após avaliação do profissional responsável.

Fique de olho!

Quanto antes descoberta e tratada, maiores são as chances de sucesso no tratamento.