IBEqui em ação

Reunião com autoridades de São Paulo

  • PAULA MAGALHÃES
  • 06/12/2021
  • 16h24

 

 A implantação de mudanças no sistema de emissão de GTA e a redução nos entraves na exportação de equídeos foram alguns dos temas da reunião entre o presidente executivo do Instituto Brasileiro de Equideocultura (IBEqui), Manuel Rossito e a Coordenadoria de Defesa Agropecuária de São Paulo, realizada no dia 03 de dezembro de 2021.

Temas como a desburocratização de processos de licenciamento para a realização de eventos com cavalos, bem como a necessidade de aprimoramento da exportação de equídeos no Brasil, também estiveram na pauta do encontro.

Na ocasião, foi apresentado um cronograma de implantação das mudanças, recentemente anunciadas pela Câmara Setorial de Equideocultura da Secretaria de Agricultura de São Paulo, com relação à modernização do sistema de dados dos animais, exames de Anemia Infecciosa Equina (AIE), Mormo e GTA Eletrônica.

O presidente do IBequi, Manuel Rossitto, falou sobre a atuação do instituto, “O IBEqui vai colaborar com a divulgação e com toda a orientação para criadores sobre os procedimentos a serem adotados para utilização da nova ferramenta no sistema.”, explicou.

Além do presidente do IBEqui, do Coordenador de Defesa Agropecuária de SP, Luiz Fernando Bianco, e do Coordenador-substituto, William Alves Correa, também estiveram presentes o médico veterinário, César Vilela e o Superintendente Técnico da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), Daniel Fechio.

Os participantes também conversaram sobre a questão de sanidade animal, uma vez que o Aeroporto de Viracopos é a única porta para o transporte de equídeos no país. O IBEqui defende a construção de um quarentenário para equídeos na região, como forma de viabilizar a exportação no país. O pleito já foi levado pelo Instituto ao secretário de Agricultura do Estado, Itamar Borges, e ao coordenador das Câmaras Setoriais da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Alberto Amorim.

A possibilidade de regionalização de áreas livres de Mormo em São Paulo, considerando que a Defesa Agropecuária possui ao menos 40 escritórios espalhados pelo Estado, também foi lembrada pelo IBEqui. Na ocasião, o Instituto explanou ainda sobre o levantamento de toda a casuística, mediante os referidos escritórios. “Desta maneira, seriam ampliadas as chances de exportação”, completou Rossitto.

Representantes do IBEqui estiveram reunidos ainda com a secretária de Desenvolvimento Econômico de Campinas (SP), Adriana Flosi e trataram sobre a relevância do Aeroporto Internacional de Viracopos como a porta da importação e exportação de equídeos no Brasil.

O IBEqui estará presente em nova reunião, marcada para 14 de dezembro.