Inclusão

Equitação Especial será realizada no 35º CBM

  • PAULA MAGALHÃES
  • 11/11/2021
  • 14h28

 

A tarde de sábado, 13 de novembro, será ainda mais especial para todos os admiradores do cavalo Mangalarga Marchador que estão acompanhando a programação do 35º CBM Ram de Marcha Batida.  

Além da Prova Social haverá a prova de Equitação Esepcial. Nela, os animais serão apresentados por três cavaleiros praticantes da equoterapia. Dois deles, são do Centro de Equoterapia EquiPérola e o outro pertence ao Rancho Flicka, ambos sediados na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

A iniciativa é fruto de uma parceria com o Centro de Equoterapia EquiPérola, com o objetivo de divulgar e incentivar a equoterapia, atividade para a qual o Mangalarga Marchador possui forte aptidão.

Pérola Braune Franck da Rocha, idealizadora do EquiPérola, falou sobre o caráter inclusivo da iniciativa “A prova acontecerá com o objetivo de promover a equoterapia e incluir, cada vez mais, a categoria nas modalidades equestres esportivas. Nossa equipe interdisciplinar auxiliará na realização do percurso, caso haja necessidade. Ao final todos eles ganharão um prêmio de participação”, explicou a idealizadora do projeto, que trabalha, exclusivamente, com animais da raça Mangalarga Marchador.

 

A Equoterapia

A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo em uma abordagem interdisciplinar que envolve as áreas da saúde, educação e equitação, com o objetivo de promover o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.