Animais Tordilhos

Curiosidade da raça

  • PAULA MAGALHÃES
  • 01/07/2021
  • 12h38

A composição das pelagens é alvo de admiração de qualquer pessoa que tenha a oportunidade em ter contato com os equinos. Mas dentre as muitas particularidades que envolvem a pelagem equina, o que muitos não devem saber é que existem alguns fatores genéticos determinantes.

Por exemplo, você sabia que para um Mangalarga Marchador nascer Tordilho é obrigatório que um de seus progenitores também tenham essa pelagem?

Pois saiba! Essa é uma regra de cunho genético, que segundo o Superintendente do Serviço de Registro Genealógico da ABCCMM é seguida à risca para o registro dos animais, “Essa é uma regra básica e obrigatória para o registro de animais dessa pelagem, portanto, um potrinho só nascerá Tordilho ou para Tordilho, se seu pai ou mãe possuírem esta pelagem.  Se o produto comunicado for Tordilho e nenhum de seus pais forem dessa pelagem é necessária uma investigação para se corrigir o erro de comunicação, ou do pai ou da mãe”.  

A cor Tordilha é caracterizada pela presença de pelos brancos e pretos ao longo do corpo dos animais. As variações desta pelagem são: Tordilha Negra, Tordilha Apatacada, Tordilha Clara, Tordilha Pedrez, Tordilha Cardã e Tordilha Ruça. Com o passar dos anos, estes indivíduos passam por um processo gradativo de clareamento dos pelos e tendem a ficar brancos.

A velocidade com que o animal clareará seus pelos será determinada conforme o gene, se nasce GG (homozigoto) o clareamento será mais rápido. Se for Gg (heterozigoto) o clareamento acontecerá de forma mais lenta.

Outra curiosidade dos tordilhos é que eles possuem pigmentação em toda a pele.