Tema principal estudo Ajuste de Selas

Resultado divulgado pela primeira vez

  • FLÁVIA ZAGO
  • 04/03/2020
  • 12h26

O programa Resenha do Marchador, exibido na terça-feira, 3 de março de 2020, recebeu em estúdio Barbara Klein, Mestra em Zootecnia pela UFMG, pesquisadora do estudo da Escola de Veterinária da UFMG: Ajuste de Selas na Raça Mangalarga Marchador”, orientada pela Dra. Adalgiza Souza C. de Rezende. 

Também como convidado especial, a edição contou com a ilustre presença de Roberto Naves, médico-veterinário, técnico de registro da ABCCMM, professor e exímio cavaleiro. Um bate papo de muito conteúdo e experiência. Para assistir tudo clique aqui. Já são milhares de acessos.

 

Resumo

Nos dois primeiros blocos do Resenha, Bárbara apresentou de forma exclusiva e inédita, o resumo do seu trabalho de dissertação de mestrado. E disse que o objetivo do estudo foi avaliar se as selas utilizadas na raça Mangalarga Marchador são bem ajustadas aos animais.

Para isso, ela explicou que o estudo do ajuste de selas utiliza conceitos anatômicos, fisiológicos biomecânicos de humanos e equinos para encontrar a interface ideal entre cavaleiro, sela e dorso. Segundo a convidada, uma sela ajustada favorece o equilíbrio na equitação e a liberdade de movimento para o funcionamento músculo esquelético ideal, condições vitais para o bom desempenho e bem-estar animal.

De maneira bem colocada, Bárbara contou que para o resultado final, foram realizadas mensurações lineares e angulares do suadouro de 117 selas durante a 37ª Exposição Nacional da Raça MM e mensuração lineares e angulares do dorso de 377 equinos da raça MM durante o 32º Campeonato Brasileiro de Marcha e a 37ª Exposição da Raça MM utilizando fita métrica, um hipômetro e o moldador.

Inicialmente, os quatro  modelos de selas tipo australiana (STA) mais utilizados foram comparados às mensurações dos cavalos e, posteriormente, esses modelos novos e nunca usados anteriormente, foram avaliados quanto à capacidade de distribuição de apoio do suadouro ao dorso de oito animais antes e após exercício por meio de análises termográficas, utilizando o termográfico Flir E40. As 11 variáveis correspondentes entre sela e cavalo foram avaliadas em 6 áreas de ajuste de comprimento; 2: larguras; 3: cepilho – A; 4: média – B; 5: patilha – C e 6: alturas médias dentro de 7 grupos: machos, fêmeas, marcha picada, marcha batida, idade 1 (entre 3 e 5 anos), idade 2 (entre 5 e 8 anos) e idade 3 (acima de 8 anos). 

As 32 termografias do suadouro pós exercício foram classificadas em escores qualitativos de 1 a 5 (1-péssimo, 2-ruim, 3-aceitável, 4-bom e 5-excelente). No total das 308 comparações, sela/cavalo, 99,7% não atingiram o índice ideal para correspondência das medidas angulares e lineares (p<0,05). Nas análises termográficas, 62,5% pontuaram com escores 1 – péssimo, 25,0% como escore 2 – ruim e 12,5% como escore 3 – aceitável. Os resultados apontam falhas no ajuste das selas mais utilizadas na raça e baixa capacidade de distribuição de apoio ao dorso dos cavalos da raça MM, o que pode prejudicar o desempenho destes animais.

Ao final de sua participação, ela disse que o Avanço na conscientização sobre o ajuste de selas e fabricação de modelos comercializados devem ocorrer para melhorar o bem-estar e o desempenho dos equinos da raça MM.

A pesquisadora agradeceu o apoio que recebeu do presidente da ABCCMM, Daniel Borja e de toda a Diretoria.  

 

Boa repercussão

A bancada composta por Carlos Augusto Sacchi, Pedro Gabriel e Paulo Mello, repercutiu mais uma vez a importância dos estudos científicos.  Ao logo das duas horas de programa, acessos simultâneos de internautas de todo o Brasil, que interagiram com perguntas e sugestões. 

Em destaque, o anúncio oficial feito por Carlos Augusto Sacchi, a respeito do encontro Técnico na Marcha Picada para todo o corpo de árbitros (data e local a definir, divulgados em breve).    

Entre as mais relevantes, a possibilidade da apresentação do trabalho Ajuste de Selas para associados e profissionais do meio equestre.  

Também em pauta, o crescimento da raça comprovados em números levantados pelo Serviço de Registro Genealógico e a expectativa para os próximos eventos da raça, como Exposição Brasileira Minas Sul do Criador, Varginha (MG) e Herdeiros da Raça (de 30 de março a 5 de abril) que terá pela primeira vez o mesmo trio de arbitragem julgando Marcha e Morfologia.

Esta edição do Resenha foi finalizada com gosto de quero mais. Os minutos finais, foram destinados ao sorteio de um chapéu e a homenagem da Boutique do Marchador presenteando a convidada pelo dia Internacional da Mulher.

O programa de março, pode ser assistido quantas vezes o internauta quiser pelo nosso canal do Youtube.

 A edição de abril vai acontecer durante a Herdeiros da Raça, provavelmente no dia 3. Fique ligado!