CBM de Marcha Picada

Saldo de uma edição histórica

  • PAULA MAGALHÃES
  • 02/12/2019
  • 17h44

Sempre crescente na qualidade de animais e quantidade de criadores, a Marcha Picada vem escrevendo importantes capítulos na história do Mangalarga Marchador.  Prova disso, é o saldo positivo apresentado pelo 12º Campeonato Brasileiro de Marcha Picada (CBMP) que aconteceu em Salvador, (BA), entre os dias 25 e primeiro de dezembro.

Dando show de beleza e andamento, os 502 animais inscritos, entraram em pista para disputar os títulos de 75 categorias (marcha e morfologia), válidas para o CBMP e para a Fenagro. As mais cobiçadas, deram aos seus vencedores os títulos de Campeão(a) dos Campeões(a) de Marcha Picada do Ano Hípico 2018/2019 (Macho, Fêmea e Castrado). Aos 81 lotes de animais e 40 de embriões, colocados à venda nos leilões, sobraram qualidade e liquidez. Com todos os lotes vendidos, a movimentação financeira dos remates girou em torno de 8 milhões de reais.

Para Saulo de Faria, presidente da Associação dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador da Bahia, o evento serviu como um termômetro, “Nós conseguimos mostrar ao Brasil todo o potencial da Marcha Picada, a evolução dos últimos anos foi percebida nas provas emocionantes e na estrutura que tivemos. O número recorde de animais, de participação do público e a avaliação da Diretoria da ABCCMM, são respostas positivas mostrando que estamos no caminho certo. O sucesso deste ano foi uma semente plantada para que possamos trabalhar muito mais.”, conclui.

Próximo CBMP

A capital baiana já está confirmada como sede para o 13º CBM de Marcha Picada, edição 2020. O anúncio foi feito pelo presidente da ABCCMM, Daniel Borja. “Trazer o CBM para a Bahia é sempre uma decisão acertada, não só porque estamos numa região que é reduto da Marcha Picada, mas por toda a estrutura do Parque de Exposições, a organização, infraestrutura, engajamento dos criadores e também a acolhida do público. Com toda certeza, em 2020 teremos mais uma festa grandiosa, a altura do nosso cavalo.”, finaliza.